A Escola Municipal Irmã Arcângela, localizada no bairro de Igapó, zona Norte da cidade, recebeu do Instituto Maurício de Souza uma doação de 300 gibis da Turma da Mônica, fruto do projeto Gibiteca, idealizado e desenvolvido pela professora Maria Conceição Gomes Lourenço da Paz. A junção de respeito, compromisso e união, com a literatura, resultou no projeto que ganhou reconhecimento da comunidade escolar e do renomado criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa.
No ano de 2011, a professora de Ensino Religioso percebeu a necessidade de desenvolver a leitura com os alunos do terceiro ano com maiores dificuldades de aprendizagem e a partir dessa observação, criou a Gibiteca, uma espécie de biblioteca de gibis (revista em quadrinhos), tipo de literatura que as crianças e jovens se interessam intensamente.
Em 2013, a professora da Rede Municipal conheceu o cartunista e escritor Maurício de Sousa, que assinou o banner do projeto da Gibiteca. Este ano, durante a pandemia, Conceição participou de uma live do autor. “Estava assistindo a live do Maurício, e nela ele falava que amava visitar as escolas, e ficar em contato com as crianças. Nos comentários, convidei para vir a minha escola, e uma pessoa da equipe dele me observou, pediu para entrar em contato, pois me entregaria uma doação de gibis. É muito gratificante quando você trabalha com seriedade, pois recebe o reconhecimento desse trabalho”, ressaltou Conceição.
A escola recebeu 300 novos gibis da Turma da Mônica. “Os alunos se identificam com os personagens, se acham parecidos com eles, onde umas se acham a Mônica, outros o Cebolinha, mas ninguém quer ser o Cascão (risos)”, comentou a professora da Rede Municipal. O projeto da professora Conceição acontece nas terças-feiras, com os alunos do Fundamental II, que realizam rodas de leitura juntamente com os alunos do terceiro ano. Cada criança escolhe o seu gibi, faz a leitura e logo após, compartilha o que foi compreendido na leitura do gibi, trazendo sempre para a sua realidade. “Através do lúdico, os alunos colocam em prática seus valores e colaboram com uma sociedade melhor”, relatou Conceição.
Durante este período de pandemia e suspensão das aulas, o projeto está em pausa, porém Conceição aguarda ansiosamente pelo reencontro com os alunos. “Não vejo à hora da pandemia passar. Estou com saudades das atividades. Fico emocionada quando vejo as fotos”. A Gibiteca da Escola Municipal Irmã Arcângela é reconhecida em todo o Estado do Rio Grande do Norte, e já foi alvo de entrevistas em emissoras de TV do Estado. Em 2018, Maria Conceição recebeu a Comenda Professor Anísio Teixeira, premiação criada pela Câmara Municipal de Natal, que homenageia personalidades de destaque na educação.