Na noite do último sábado (05), começou o 26º Encontro de Corais da Cidade do Natal e o 18ª Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat), que integra a programação do “Natal em Natal” da Prefeitura do Natal. Às 20 horas (horário de Brasília), iniciou a transmissão online pelo www.youtube.com/natalprefeitura, com a apresentação neste primeiro dia de nove grupos corais. Este ano, o evento acontece em plataforma virtual em decorrência da pandemia do novo coronavírus em todo o planeta, porém com o mesmo entusiasmo das outras edições.

 

A transmissão deste sábado (05) iniciou com uma retrospectiva do Enconat e, em seguida, o prefeito Álvaro Dias deixou sua mensagem para todos os participantes e apreciadores do Encontro de Corais da Cidade do Natal. “Este ano, infelizmente, devido à pandemia do coronavírus e aos muitos casos que estão aumentando em nossa cidade, vamos realizar esse encontro apenas de forma virtual. Aproveito o momento para saudar a todos que participam deste evento e dizer que o Natal em Natal vai acontecer de forma virtual, onde todos nós estaremos no aconchego dos nossos lares assistindo a esse evento. O meu abraço, a minha confraternização, e um bom final de ano para todos”, desejou o chefe do executivo.

 

A secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, anunciou com muita satisfação a abertura da 26ª edição do Enconat. “Esse evento é conhecido e admirado pela população de Natal, que este ano acontece de forma virtual. Temos a alegria de ressaltar a participação de duas atrações internacionais -  um coral venezuelano e outro argentino - além dos 35 grupos vocais nacionais de várias capitais do país. Desejo um ótimo encontro e que todos possam se deliciar com essa excelente arte musical”, ressaltou.                    

 

A programação da primeira noite contou com as apresentações dos grupos: Coral Municipal “Sons da Terra” (RN), Coral Mokiti Okada Infanto-Juvenil (DF), Coral Sinart (BA), Grupo Vocal Umas e Outras (RJ), Coro Centenário dos Batista de Rondônia (RO), Coral Gremig (MG), Sétima Voz e outros (CE), Coral Chesf e outros (PE) e Siete Palos Banda Vocal, de Mérida (Venezuela). 

 

O “Sons da Terra”, sob regência da professora Rosângela Albuquerque, tem 29 anos de história e cantou a canção Paciência, de Lenine e Dudu Falcão e arranjo de Eduardo Dias Carvalho. Para a integrante do grupo, Deise Crispim, “o Enconat representa união, festa, congraçamento e amor à música, que há 26 anos vem unindo e reunindo pessoas de diversos lugares do Brasil e até da América Latina, em prol do canto coletivo, da união de vozes, do canto coral, essa modalidade tão importante”.   

 

O Coral Muniicpal “Sons da Terra” é formado exclusivamente por professoras da Rede Municipal de Ensino de Natal, sendo também, o coral anfitrião e organizador do Enconat. “Agradecemos a participação dos regentes e coralistas inscritos no evento e ao público em geral que nos prestigiou interagindo conosco. Esperamos contar com a participação de todos vocês nos próximos vídeos. Sorrisos, abraços e aplausos calorosos poderão ser expressados, inscrevendo no canal, dando o seu like, ativando o sininho e deixando o seu comentário”, lembrou a coordenadora do Enconat, Rosângela Albuquerque

 

Este ano, o Enconat conta novamente com a apresentação de corais da América Latina, o grupo Siete Palos Banda Vocal, de Mérida (Venezuela), sob regência Jesús Contreras, apresentou com muita irreverência a música Azuquita Pal Café, do autor Perín Vázquez. Siete Palos é uma banda fundada em 2005 na cidade de Mérida por sete jovens músicos venezuelanos com uma vasta formação musical e vocal, que oferecem uma atraente proposta de vozes negras ricas em uma ampla gama de possibilidades de atuação. O coral argentino Antique Córdova Ensemble, da cidade de Córdoba, vai se apresentar no dia 08 de dezembro.