A terceira noite de apresentações do 26º Encontro de Corais da Cidade do Natal e o 18º Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat), foi transmitida nesta quinta-feira (10), com a participação de dez corais de vários Estados brasileiros. A mostra virtual Enconat 2020 está sendo transmitida na no canal da Prefeitura do Natal no YouTube (www.youtube.com/natalprefeitura), com duração de 45 minutos. A última noite do Encontro de Corais será neste sábado (12), às 20 horas.
O grupo Tenores in Concert, de Minas Gerais, é formado por quatro tenores: Petrônio Duarte, Rogério Francisco, Wagner Soares e Welington Vilaça. Apresenta repertório envolvente que vai do popular ao erudito, passando por óperas consagradas, canções brasileiras, entre outras. Petrônio Duarte, integrante do Tenores in Concert, agradeceu pelo convite recebido para participar do 26º Enconat. “Foi uma grande satisfação para cada um do grupo. Muito obrigado pelo empenho e carinho em todo o processo e deixamos à toda a equipe organizadora do Enconat nosso forte abraço e gratidão por esta linda experiência!”, disse.
O Coral EMURB foi fundado em maio de 2002, pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização da cidade de Aracaju, capital do Estado de Sergipe, com o objetivo de oportunizar uma maior integração entre funcionários e colaboradores da empresa. Hoje, o grupo é composto de 13 componentes, e tem realizado vários concertos em solenidades e festivais, dentro e fora do Estado de Sergipe.
“Para nós do Coral EMURB, participar do Enconat, um dos mais importantes eventos corais do Brasil e de grande relevância para o canto coral nordestino, além de ser uma honra ímpar, é uma excelente oportunidade de apresentar para os vários grupos do Brasil e do exterior, o trabalho que a nossa empresa desenvolve no âmbito cultural de Aracaju”, destacou Mônica Barbosa Freire, coordenadora do Coral EMURB e coralista do Grupo Vivace em Aracaju. E concluiu: “Mesmo sendo uma empresa voltada para obras e urbanização, possuímos um importante elo com a valorização do nosso funcionário, em todas as suas potencialidades, e o canto coral é o nosso principal enfoque”.
Abrilhantaram à noite os seguintes grupos: Tribunal de Contas da Paraíba (João Pessoa/PB), Coral Infanto Juvenil Mokiti Okada de Brasília (Brasília/DF), Madrigal Sempre Em Canto (São Paulo/SP), Coral UFMT (Cuiabá/MT), Coral Terceira Voz (Natal/RN), Coral Amantes da Música (Rio de Janeiro/RJ), Coral das Sessões de Quarentena (Fortaleza/CE), Coral Vozes de Santa Catarina (Florianópolis/SC), Coral Vozes do Sol e outros (Natal/RN) e Coral da URI/Erechim (Erechim/RS).