Com o objetivo de propor estratégias para a promoção do desenvolvimento infantil e do fortalecimento de vínculos, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social,  participou virtualmente do Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Nordeste. O prefeito Álvaro Dias também participou do evento, considerado de grande importância para as ações do Município nesta área.

O seminário tem como objetivo proporcionar o alinhamento conceitual e metodológico do Criança Feliz, bem como das expectativas dos envolvidos no projeto de cooperação. Ao longo dos dois dias contou com exposição oral e debate entre moderadores e palestrantes e workshops temáticos, bem como a contextualização das etapas de execução e explanação sobre as diretrizes que estruturam o Criança Feliz.

O prefeito Álvaro Dias ressaltou a importância do programa no município. “O Criança Feliz é considerado o maior programa do mundo de visitação domiciliar para a primeira infância e se propõe como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam meios para promover o desenvolvimento integral dos pequenos”, afirmou.

Intercâmbio
Para a coordenadora do Criança Feliz, Danielly Rodrigues, o seminário é uma ótima oportunidade de diálogo e intercâmbio entre os estados brasileiros. “É uma excelente troca de experiências, principalmente as exitosas nos municípios. Para a nossa equipe, o seminário mostra como podemos nos qualificar e fortalecer as ações do Programa Criança Feliz no território municipal”, explicou.

Mesmo diante a pandemia, as atividades do programa não pararam em Natal. Atualmente, o Criança Feliz atua no território dos Centros de Referência da Assistência Social de Felipe Camarão, Mãe Luíza, Nossa Senhora da Apresentação, Nordelândia e Pajuçara, atendendo especificamente, gestantes e crianças com idade entre zero e seis anos, dando prioridade aos usuários cadastrados no Cadastro Único e beneficiários do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada -  BPC.

“O Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz em Natal é um sucesso em sua centralidade por termos uma equipe técnica comprometida, não somente na execução das ações, mas desde o planejamento, nos debates e reflexões coletivas. A prova disso é o reconhecimento nacional da nossa equipe de inovar com as capacitações, monitoramento, assessoramento e apoios técnicos, levando aos territórios mais subsídios teóricos e práticos para as ações, tratando a primeira infância com toda a responsabilidade e prioridade, conforme o ECA preconiza”, destacou Adjuto Dias, Secretário Municipal do Trabalho e Assistência Social.

O município aderiu ao programa em novembro de 2019, com mais de 1 ano de atuação, foram mais de 1.451 famílias cadastradas no programa e 18.720 visitas realizadas de forma presencial e remota, resultado este considerado de total importância para o público atendido.

Atualmente a equipe do programa Criança Feliz é composta por uma coordenadora, 4 supervisores e 40 visitadores domiciliares, lotados em cinco CRAS espalhados no município.