Nesta terça-feira, 18 de maio, é marcado como o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. A data vem ressaltar a luta pelos direitos das pessoas em sofrimento mental, e destaca o combate ao preconceito de isolar essas pessoas que possuem esse adoecimento psíquico, reforçando a ideia de se utilizar um tratamento mais humanizado para quem busca e precisa dos serviços da rede de atenção psicossocial.

 

O movimento da luta antimanicomial teve início no final da década de 1970, com a intenção de substituir o tratamento centrado em internações em hospitais psiquiátricos, modelo adotado no país na época. A partir daí a discussão foi ganhando mais força entre os profissionais de saúde mental e familiares dos usuários que, em 18 de maio de 1987, realizaram um encontro para discutir a necessidade de reforma psiquiátrica, e que estabeleceu a data como o dia de luta antimanicomial no país. 

 

“Antes da garantia desses direitos, nós tínhamos tudo isso de uma forma suprimida e muitas questões surgiram, como maus tratos e preconceitos da sociedade e dos serviços contra essas pessoas”, comenta Luís Fernando Pires, coordenador de Saúde Mental na Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal) sobre o cuidado e manejo de saúde mental que era adotado antes no Brasil.  

 

Direitos

Em 2001 foi aprovada a lei Nº 10.216, que estabelecia a proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais no país, e redireciona o modelo de assistência, estabelecendo o fechamento de hospitais psiquiátricos e a abertura de serviços substitutivos com temática mais humanizada. “O foco principal é tratar em liberdade, onde o usuário vai ser tratado dentro da sua necessidade e singularidade, garantindo o direito e acesso aos serviços de saúde, da atenção básica a média a alta complexidade, diminuindo as internações psiquiátricas”, explica o coordenador de Saúde Mental do município. 


 

Pandemia    

A estimativa é que as doenças relacionadas à saúde mental estejam entre as que mais incapacitam e matam pessoas no mundo, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) referente ao ano 2020. 

 

Em relação à pandemia pelo novo coronavírus, a procura por atendimentos relacionados à saúde mental teve um aumento em toda rede, como relata o coordenador de saúde mental do município. O aumento progressivo foi em torno de 30% a 40% de procura de serviços de saúde mental no município de Natal neste primeiro ano de pandemia. sendo um percentual considerado alto para um serviço que já tinha uma demanda considerável. 

 

Luís cita alguns dos fatores que levam ao aumento da procura por esses serviços no município. “O próprio isolamento social, que não é uma característica de existência social, então esse isolamento já causa um estranhamento nas pessoas; outro ponto é o declínio socioeconômico e as frustrações. Muita gente perdeu o emprego, muita gente não conseguiu realizar seus compromissos, e isso gera frustração e desesperança. O luto da pandemia, as milhares de mortes, além da perda de familiares e amigos na velocidade de uma doença como essa, é uma ruptura muito agressiva, porque você não consegue viver as etapas emocionais e afetivas iniciais do luto. Além da ansiedade pelo medo de contrair o vírus”, avalia.

 

Os cuidados de saúde mental são distribuídos em todos os níveis de atenção e saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), vindo da atenção básica até o hospital. Durante a pandemia, os serviços ofertados pelo município continuaram a funcionar para atender à população, tendo passado por uma readequação. Após o acolhimento, nos casos mais leves ou estabilizados de saúde mental seguiu com teleatendimento, sem que nenhum dos serviços fosse fechado nesse primeiro ano de pandemia. “Agora estamos com todos os serviços de volta já com os grupos terapêuticos e oficinas, seguindo todos os protocolos de biossegurança”, finaliza Luís. 

 

A Coordenação de Saúde Mental da SMS-Natal, junto com o Departamento de Atenção Especializada (DAE), disponibiliza diversos serviços especializados em saúde mental para a população, além de está constantemente realizando capacitações para os profissionais de saúde da rede básica do município. 

 

Confira alguns serviços especializados em saúde mental oferecidos em Natal: 

 

Distrito Sanitário Sul

APTAD - Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e outras drogadições - AV. São Miguel dos Caribes, S/N, Pirangi.

 

SRT SUL -Serviço de Residência Terapêutica Sul - Rua Comandante Monteiro Chaves, Nº 2053, Pitimbu, Satélite. Telefone: (84) 3301-7518.

 

 

Distrito Sanitário Leste

CAPS III 24H Leste - Centro de Atenção Psicossocial  III Leste - Rua Mipibu, Nº 404 - Tirol. Telefone: (84) 3232-8575/ 3232-8576.

 

CAPS III  24H “AD” Leste - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III Leste - Rua Pacífico de Medeiros, Nº 55 - Barro Vermelho. Telefone: (84) 3232-8010/ 3232-8565.

 

SRT Leste - Serviço de Residência Terapêutica Leste - Rua Almeida de Castro, Nº 1019, Pitimbu, Tirol. Telefone: (84) 3232-9810.

 

 

Distrito Sanitário Oeste

CAPS I Oeste - Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil - Av. Capitão-Mor Gouveia, S/N - Cidade da Esperança. Telefone: (84) 3232-8933/ 3232-8934.

 

CAPS II Oeste - Centro de Atenção Psicossocial II Oeste - R. Murilo Melo, Nº 1924  - Lagoa Nova. Telefone: (84) 3232-8460/ 3232-8461.

 

SRT Oeste - Serviço de Residência Terapêutica Leste - Av. Miguel Castro, Nº 714 - Lagoa Nova. Telefone: (84) 3232-6237.

 

UAI - Unidade de Acolhimento Infantojuvenil - Av. Capitão Mor Gouveia, S/N - Cidade da Esperança.

 

Centro de Convivência -  Funcionando Temporariamente Junto ao CAPSI - Av. Capitão-Mor Gouveia, S/N - Cidade da Esperança. Telefone: (84) 3232-4595/ 3232-4595.

 

 

Distrito Sanitário Norte I e II

CAPS III AD Norte - Centro de Atenção Psicossocial  Álcool e Drogas II - Av. Rio Doce, S/N - Conjunto Santarém - Potengi. Telefone: (84) 3232-8232.

 

 

Outros serviços: 

 

Em casos de atendimento para crises de emergências psiquiátricas, o indicado é procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima do seu bairro.

 

UPA Sul - Avenida dos Xavantes. S/N

 

UPA Esperança - Avenida Paraíba, Nº 214, Cidade da Esperança

 

UPA Pajuçara - Avenida Moema Tinoco da Cunha Lima, Nº 3393, Pajuçara

 

UPA Potengi - Avenida Sr. do Bonfim, S/N, Potengi.