A Ronda Saúde da Guarda Municipal do Natal (RondaS/GMN) conseguiu reduzir o número total de ocorrências registradas nas unidades de saúde municipais da capital em 52,9% no primeiro quadrimestre deste ano (2021) quando comparado com o mesmo período do ano anterior (2020). O dado faz parte do relatório estatístico simplificado produzido pela Coordenação do RondaS e divulgado nesta terça-feira (08), pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes).

Em números absolutos, a quantidade de ocorrências atendidas nos quatro primeiros meses deste ano chegou a 142 situações, sendo que no ano de 2020 foram exigidas 302 intervenções das guarnições da Guarda Municipal na área de saúde do município. Outro dado relevante é que quando se contabilizam apenas as ocorrências dentro das unidades de saúde a redução se configura ainda maior, chegando a 60,3%, ou seja, em 2021 foram contabilizadas 79 ocorrências, enquanto em 2020 esse número chegou a 199.

Um número que cresceu nesse primeiro quadrimestre foi em relação ao apoio dado ao Serviço Móvel de Urgência (Samu) em situações de risco ou de necessidade do uso da força. Essas ocorrências são as que é necessário o apoio da RondaS da GMN para garantir a segurança do Samu em áreas de risco onde a criminalidade é alta ou em apoio à contenção de pacientes psiquiátricos que oferecem perigo às pessoas. Nesses casos, o serviço da GMN foi ampliado em 5,2%.

De acordo com a secretária da Semdes, Sheila Freitas, os dados do relatório configuram que a presença ostensiva da Guarda Municipal nas unidades de saúde vem trazendo resultados positivos a partir do momento em que gera um ambiente seguro, tranquilo e pacificado. “Quando conseguimos alcançar uma marca de redução de ocorrências superior a 50% na área de saúde podemos dizer que a segurança preventiva instalada pela Prefeitura vem funcionando bem e cumpri sua missão de gerar segurança”, ressaltou.

O relatório ainda contabiliza a quantidade de patrulhamentos realizados neste primeiro quadrimestre nos postos de saúde, UPAs e Hospitais sob a gestão do município nos cinco Distritos Sanitários da capital. Foram 2.123 patrulhamentos, sendo no Distrito Norte II, 585, Distrito Leste, 539, Distrito Oeste, 403, Distrito Norte I, 313, e Distrito Sul, 283.

O relatório afirma que as medidas preventivas inseridas pela Prefeitura por meio do RondaS da GMN contribuem efetivamente para a redução de arrombamentos, roubos, furtos e outros crimes de maior gravidade. A operacionalização do serviço do RondaS/GMN segue um roteiro de patrulhamento previamente registrado por meio de um Cartão Programa, que orienta os guardas municipais a visitarem diariamente todas as unidades de saúde, efetivando patrulhamento e captando as assinaturas dos diretores ou responsáveis pela gestão dos postos de atendimento médico de Natal. Esses gestores também dispõem do contato com viaturas que patrulham a sua área de localização.