A Casa dos Ofícios da Zona Oeste, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, já capacitou mais de 700 pessoas somente de janeiro a junho de 2010. De acordo com Anne Elizabeth Sá Dantas, Coordenadora da Casa dos Ofícios da Zona Oeste essa é uma oportunidade que a Semtas oferece para que a população se qualifique e ingresse no mercado de trabalho.

A Casa dos Ofícios da Zona Oeste já realizou 28 cursos apenas em 2010, nas áreas de beleza, serviços e artesanato, totalizando mais de 700 pessoas com diploma. “Além desses cursos, temos ainda uma parceria com o Senac em que oferecemos duas turmas de cozinheiros, que ainda estão em aula. E temos ainda uma parceria com o Projovem Trabalhador, que está executando 11 turmas no prédio da Casa dos Ofícios, nas áreas de Telemática, ASG, Metal Mecânica e Turismo, totalizando 275 alunos que estão em formação”, afirma a Coordenadora.

Só neste mês de junho tiveram início 5 novas turmas de qualificação profissional nas áreas de inglês, técnicas de vendas, manicure e unhas decoradas, gestão de negócios e auxiliar administrativo. Ao todo, serão 125 pessoas com diploma de capacitação em poucos meses. “Temos cursos com 60, 80 e até 100 horas de aulas. Vai depender da complexidade e do conteúdo de cada formação”, afirma Anne Elizabeth.

A Casa dos Ofícios Oeste, além dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, também incentiva as ações voluntárias. Nesta última quarta-feira (16) foi a vez das alunas que estão se formando neste mês no curso de corte e cabelo. “As cabeleireiras foram à Casa de Passagem I e cortaram os cabelos de 18 crianças da casa. Foi um trabalho bonito e muito gratificante”, afirma a Coordenadora.

Casa dos Ofícios abre inscrições para novas turmas de qualificação

Pessoas interessadas em se qualificar nas áreas de depilação, telemarketing e recepcionista devem ficar atentas ao período de inscrição para as novas turmas. “As inscrições começam em 12 de julho e seguem até o dia 16. Para se inscrever é preciso apresentar a carteira de identidade, CPF e foto 3x4. É preciso ainda ter idade mínima de 16 anos e ter concluído o nível fundamental. A Casa dos Ofícios Oeste fica na Rua Manoel Miranda, 1860, Quintas. Os interessados podem tirar suas dúvidas no telefone 3232-8443.

Sobre as Casas dos Ofícios

As Casas de Ofícios oferecem cursos de qualificação profissional escolhidos de acordo com a demanda e as necessidades de cada comunidade. Os cidadãos indicam as áreas dos cursos mais interessantes para serem realizados em seu bairro, e a Semtas investe em profissionais e material para capacitação. São três Casas de Ofícios em Natal: Zona Norte, Oeste e Cidade Nova, que no período de um ano já qualificou mais de três mil pessoas.