A fiscalização da Prefeitura de Natal com o objetivo de combater o desrespeito ao decreto municipal, que proíbe aglomerações e determina o uso de máscaras pelas pessoas em ambientes públicos, realizou mais uma operação nessa quarta-feira (14). O Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) participou de mais uma ação de fiscalização na orla de Ponta Negra, compreendendo toda a extensão do calçadão, apoiando agentes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

A ação se fez necessária após as equipes verificarem a insistência, por parte de algumas pessoas, em promover aglomerações em pontos da orla, e principalmente, o consumo e comércio irregular de bebidas alcoólicas em área pública, o que vai contra às normas legais. Alguns locais da praia são mais utilizados para comportar movimentação com aglomeração e consumo de bebidas, a exemplo da área do Deck, onde a fiscalização se faz mais presente.

Durante o trabalho de fiscalização, algumas pessoas foram abordadas e informadas das proibições sendo imediatamente sanadas as situações em desacordo com a legislação. Outro ponto observado pelas guarnições do Grupamento Ambiental da GMN é que mesmo com o trabalho intenso de conscientização e fiscalização muitas pessoas insistem em caminhar ou fazer exercícios no calçadão sem utilizar máscaras de proteção facial.

Todo o trabalho de fiscalização percorreu a orla de Ponta Negra inteira, compreendendo a área do calçadão e faixa de areia. Ambulantes foram alertados de irregularidades identificadas pelas equipes e pessoas foram orientadas em três principais informações, no tocante a evitar aglomeração, consumo de bebida alcoólica em área pública e a utilizar a máscara de proteção facial.

Outro ponto importante é que a Guarda Municipal continua o monitoramento da orla utilizando as câmeras de segurança do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Nesse caso, guardas municipais lotados no Ciosp ao detectarem qualquer situação irregular na praia podem acionar as viaturas de área para agir. “Desde o início da pandemia que estamos nas ruas trabalhando para manter a sociedade segura, prevenindo e combatendo o coranavirus”, comentou o coordeandor do Gaam/GMN, Isaac Cruz.

A Guarda Municipal do Natal (GMN) age cotidianamente dando apoio, segurança e garantindo o cumprimento da legislação da cidade concedendo suporte às equipes de fiscalização das diversas secretarias da capital. Denúncias de desrespeito aos decretos podem ser feitas ligando para o telefone 190, do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) ou pelo 181 (Disk Denúncia - Polícia Civil).