Os Moradores de Mãe Luiza iniciaram o curso de capacitação ministrado pela Coordenadoria de Defesa Civil de Natal, que está na estrutura da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes),  para a implantação do primeiro Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) de Natal. Os Nudecs estão presentes em dez Estados brasileiros, contando com dezesseis municípios.

No primeiro dia de curso, que começou nesta quarta-feira (16) houve uma participação bastante entusiasta da comunidade de Mãe Luiza. A diretora de direitos humanos da Semdes, Patrícia Santarosa, abriu a noite com a palestra Direitos Humanos: uma ação comunitária de cidadania. A assistente social citou a teórica política alemã, Hannah Arendt, “A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos”, numa síntese completa de direitos humanos.

“O primeiro passo para ter nossos direitos assegurados é ter o conhecimento dos nossos direitos”, alertou Patrícia, para a importância do conhecer a causa pela qual está lutando. Quando indagada por legislação de direitos humanos, citou também a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. A Declaração abre-se com a proclamação dos três princípios fundamentais em matéria de direitos humanos: a liberdade, a igualdade e a fraternidade.

Após sua fala, Patrícia deu abertura à voz dos moradores para debate, então notou-se a aceitação da comunidade para as novas possibilidades que estão por vir. Surgiram dúvidas, opiniões e sugestões bastante conceituadas. Um dos moradores aspirou: “os direitos humanos deveriam fazer parte da educação infantil, para que os futuros cidadãos sofram preconceitos e hostilidades por falta de conhecimento”.

Em seguida o secretário adjunto da Semdes, José Agmar Davim, proferiu sua palestra Noções Básicas de Defesa Civil. Davim relembrou desastres que marcaram toda a sociedade mundial, como o desastre de 11 de setembro, o acidente aéreo em Congonhas, alertando para a importância de uma sábia atuação da defesa civil nesses casos extremos. “A defesa civil é um órgão que atua em ações preventivas, de socorro, assistenciais e de reconstrução, destinadas a evitar ou minimizar desastres, sejam eles de causa natural ou não”, discorreu José Davim.

Sabendo que o trabalho de prevenção deve ser intenso para a efetivação da Defesa Civil, o secretário ressaltou que “evidentemente o trabalho da defesa civil nunca acaba”. E perguntou aos moradores quais atitudes eles tinham a citar no sentido de visar a não-ocorrência de desastres, e foi respondido com exatidão: o cuidado com o lixo, retirar as pessoas das casas construídas em áreas de risco de derrapagem, desentupir bueiros, calçar as ruas, dentre outras.

Atualmente em Natal existem construções em áreas com risco de deslizamento de terra em Felipe Camarão, Cidade Nova, Nova Cidade, Mãe Luiza e Passo da Pátria. Nessa situação se faz necessário o processo de conscientização desses moradores, assim a Semdes produziu um denso material educativo, com cartilhas e folders orientando toda a comunidade, que foi entregues aos membros do Nudec. “É um trabalho lento e contínuo”, relembrou o José Davim.

Sobre Defesa Civil e Meio Ambiente falou o membro da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Ítalo Vladimir. A fim de sensibilizar o público para as questões ambientais, Ítalo optou por exibir vídeos com imagens que realmente despertou a responsabilidade de cada um para o cuidado com o lixo e com o seu próximo. Acrescentando o artigo 255 que diz que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Nudec
O Núcleo Comunitário de Defesa Civil é formado por um grupo de pessoas coordenado por um líder comunitário, que estarão atuando de forma bilateral e voluntária no incentivo à cultura de prevenção, organizando e executando campanhas dentro da comunidade. Serão importantes também no sentido de fortalecer a comunicação da Prefeitura de Natal com o seu bairro, repassando informações aos moradores. O objetivo maior do Nudec é complementar as ações da Prefeitura e Estado no gerenciamento em áreas de risco e possíveis ameaças decorrentes de fenômenos naturais ou ocasionados pela ação do homem.
“A implantação do primeiro Nudec sugere um sentimento de dever cumprido. Estamos expandindo a Defesa Civil e envolvendo a comunidade, que será nosso braço direito no sentido de minimizar problemas e exercer uma comunicação efetiva com a Prefeitura”, ressaltou o coordenador de defesa civil do município, coronel Marcos Rodrigues.