Após o lançamento oficial da Agenda Verde pela prefeita Micarla de Sousa durante a Semana de Meio Ambiente 2010, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Olegário Passos, apresenta na próxima quarta-feira, 23 de junho, às ações para implantação efetiva do programa na secretaria. Será realizada uma palestra de apresentação e motivação, na própria sede, com o objetivo de sensibilizar os servidores sobre a importância da gestão ambiental.

A Agenda Verde é um programa de redução dos problemas ambientais nos moldes da Agenda Ambiental na Administração Publica (A3P), relativo à redução no consumo e desperdício de água, energia e materiais de expediente nos órgãos públicos.

Bem como a gestão adequada dos resíduos produzidos e a licitações sustentáveis, que utilizam critérios ambientais para a aquisição de materiais, projetos e serviços.
Segundo o presidente da comissão da Agenda Verde, Gustavo Soares, foi feito um diagnóstico minucioso na Semurb durante o primeiro trimestre desse ano, identificando os principais pontos com deficiência que devem ser estabilizados. “A partir dele elaboramos um Plano de Ação para minimizar os aspectos negativos encontrados. Neste primeiro momento será trabalhada a adequação dos resíduos, consumo de copos descartáveis e de energia”, explica.

Ainda segundo ele, já nesta segunda-feira (21), canecas personalizadas serão distribuídas aos funcionários como uma das metas do plano para reduzir o consumo de copos plásticos. “Com a utilização das canecas, além de reduzirmos o custo econômico também estaremos contribuindo para a diminuição na geração de resíduos. Esperamos nos três primeiros meses reduzir 100% na utilização deste material”, acrescenta.

A Semurb também já adquiriu novos depósitos para a coleta seletiva de papéis e plásticos. Fechando este ciclo um curso de capacitação será ministrado em cada setor da secretaria para detalhar a metodologia a ser aplicada para obter os resultados esperados pela Agenda Verde.