O secretário municipal de saúde Thiago Trindade participou na manhã desta sexta-feira (18), da reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde, realizada no auditório do Edifício Novotel. Em pauta a relação entre SMS e CMS e o novo modelo de gestão da Unidade de Pronto Atendimento de Pajuçara.

O secretário aproveitou o encontro para detalhar o novo modelo de gestão implantado na UPA. Ele explicou que a SMS, em princípio, nomeou uma comissão para buscar profissionais dentro da própria rede para remanejar e formar a equipe de atendimento na UPA. Mas como não foi possível fechar as escalas, passou-se a estudar a proposta de seguir o modelo de sucesso que está sendo implantado em todo país para as novas UPAs, com a gestão participativa de Organizações Sociais. Modelo este que foi adotado pela Prefeitura para esta primeira Unidade de Pajuçara.

O secretário também anunciou que a abertura da primeira UPA na Zona Norte e Construção da segunda em Cidade da Esperança são apenas parte das ações de saúde que a SMS pretende desenvolver este ano. Uma meta da secretaria para os próximos meses é iniciar as reformas necessárias nas unidades da rede básica para garantir a melhoria no atendimento para a população.

“Já sentamos com os profissionais do Samu para fortalecer o serviço, vamos instalar as demais UPAS (quatro), trabalhar nossa retaguarda e fortalecer a atenção básica que conhecemos a carência”, destacou Thiago.

Para citar como exemplo de obras que deverão ser iniciadas e atendendo ao questionamento de um dos representantes do Conselho, o secretário destacou o caso da unidade de saúde da Pompéia. “Para a Pompéia, que hoje funciona num prédio alugado, nós estamos com um processo de desapropriação em curso para que a unidade passe a funcionar numa unidade própria. Assim poderemos investir os recursos públicos para a construção da Unidade, dinheiro que já está garantido. Não poderíamos investir em reforma num prédio alugado para amanhã sermos cobrados por isso. Vamos, sim, construir a unidade num prédio próprio”, garantiu.

SOBRE A UPA

A UPA já está funcionando desde o último dia 09 de junho com capacidade para atender mais de 300 pessoas por dia nas urgências e emergências de baixa e média complexidade. A Organização Social contratou 150 profissionais para trabalhar na unidade que funciona 24 horas por dia. São oferecidos serviços como sutura, reanimação, raio x, clínicas médicas geral e pediatria. Para a instalação da UPA foram investidos mais de R$ 5 milhões (recursos federal e municipal) e a unidade é mantida com recursos das três esferas de governo.

SMS pretende implantar logística integrada na rede de saúde

O secretário de saúde, Thiago Trindade, aproveitou a reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde, na manhã desta sexta-feira (18), para anunciar que pretende implantar um sistema de logística integrada na rede municipal. O objetivo é resolver o problema da distribuição de medicamentos e insumos nas unidades.

Segundo o secretário, a falta de um sistema informatizado de logística é responsável pela deficiência no abastecimento de medicamentos e insumos nas unidades, já que hoje é tudo feito manualmente com solicitações e acompanhamento por ofício de papel. Também é importante, defendeu o secretário, que haja total controle do material desde o momento que sai do almoxarifado da Secretaria até a entrega do material ao usuário.

O trabalho da SMS vai começar pela informatização da rede garantindo também conexão à internet para integrar as unidades.