Com o início da estação de inverno na próxima semana e em decorrência das chuvas que caíram em Natal nesta quarta (16) e quinta (17), o Gabinete de Gestão de Risco da Defesa Civil do município volta a se reunir na manhã desta sexta-feira (18), na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). O objetivo do encontro foi o de reforçar as ações emergenciais previstas no Plano Municipal de Contingência para atender a população afetada pela chuva em Natal.

Participaram da reunião representantes das Secretarias Municipais de Relações Interinstitucionais e Governança Solidária; Defesa Social; Mobilidade Urbana; Meio Ambiente e Urbanismo; de Trabalho e Assistência Social; Urbana; Além de um oficial do Corpo de Bombeiros.

No encontro foram discutidas as ações tomadas na madrugada desta quinta-feira (17) quando uma casa desabou no bairro Nazaré, zona Oeste de Natal, após uma chuva de apenas 18 milímetros. O secretário de Trabalho e Assistência Social, Alcêdo Borges, ressaltou o efetivo atendimento à família afetada, que já foi transferida para a casa de parentes. Já a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo ainda atuou na manhã de hoje no local para demolir o restante da residência e efetuar a limpeza dos escombros.
O coordenador da Defesa Civil de Natal, coronel Marcos Pinheiro, avaliou como positiva as ações adotadas. “De um modo geral a cidade comportou-se bem com a chuva de 18 milímetros desses últimos dois dias, sendo o incidente mais grave registrado, o desmoronamento da residência que estava em uma área de risco, mas que prontamente a Prefeitura do Natal realizou o atendimento adequado para a família”, analisou Marcos Rodrigues.
O secretário de Relações Interinstitucionais e Governança Solidária, Rivaldo Fernandes ainda apresentou o início de um levantamento dos ativos sociais da Prefeitura do Natal e parceiros, como prédios desativados, terrenos, escolas e ginásios, que poderão ser utilizados como abrigo para famílias em casos extremos de precipitações na capital e que a população precise ser transferida provisoriamente.

Fim de semana
No encontro que durou cerca de duas horas, o Gabinete de Gestão de Risco da Defesa Civil de Natal definiu que nesta sexta-feira, sábado (19) e domingo (20) as equipes das secretarias ficarão de plantão 24 horas para atender prontamente as possíveis ocorrências sociais em decorrência das chuvas previstas pela meteorologia para caírem neste fim de semana.
A população que necessitar de atendimento pode acionar a Defesa Civil e demais secretarias através dos telefones 156 da Ouvidoria e 199 da Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros, importante parceiro da Prefeitura do Natal nas situações de emergência também pode ser acionado através do 193.

As equipes da Defesa Civil também reforçarão a vistoria e monitoramento das áreas de risco, sendo uma das principais, a Comunidade do Jacó na zona Leste de Natal.
“Nós estamos trabalhando de forma integrada para atender a todos os chamados com a maior rapidez e segurança para das famílias que necessitem do nosso auxílio”, enfatizou o coordenador da Defesa Civil, Marcos Pinheiro.