A Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano firmou um acordo com escolas particulares de Natal instituindo o Projeto Via Livre nas Escolas.
Representantes dos estabelecimentos de ensino e o secretário de Transporte e Trânsito, Kelps Lima, estabeleceram bases de ações mútuas para melhorar a qualidade do fluxo de veículos no momento em que os pais vão deixar e buscar os filhos nas escolas.
Já estão engajadas no acordo as escolas Contemporâneo, Imaculada Conceição, Colégio das Neves, Marista, Salesiano e CEI.
O objetivo da parceria é dar conforto aos pais de alunos sem agredir os demais motoristas que cruzam os trechos de escolas e muitas vezes ficam presos em engarrafamentos sem que tenham qualquer relação com o estabelecimento de ensino.
A partir do acordo firmado na segunda-feira, as escolas se comprometem:
1 - Disponibilizar monitores, que serão treinados pela STTU, para agir como facilitadores no embarque e desembarque de alunos, dando agilidade na chegada e saída dos carros na frente dos estabelecimentos;
2 - Realizar campanhas educativas para os pais informando da importância da cooperação deles para a melhoria do trânsito no entorno das escolas;
3 - Realização de convênios com cooperativas de transportes escolares, estabelecendo, inclusive, descontos na prestação do serviço, para incentivar o uso desse tipo de transporte e diminuir a quantidade de carros particulares nos horários de pico;
4 - A STTU vai disponibilizar técnicos para orientar as escolas na construção de recuos específicos para serem usados na chegada e saída dos carros dos pais no momento de deixar e buscar os filhos na aula.