Projeto visa integrar a sociedade natalense no combate à crimanlidade e será lançado no mês que vem

A Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), apresentou nesta segunda-feira (21) o projeto Rede Segura às autoridades públicas das esferas de poder estadual e federal. O secretário Sérgio Leocádio se reuniu com representantes das instituições do setor de segurança pública a fim de somar forças na articulação e efetivação do projeto com a participação da comunidade.

“Quero realizar mudanças significativas na segurança pública de Natal. Vamos formar um cinturão de segurança para a tranquilidade da sociedade”, afirmou o secretário. A busca pela segurança pública na atitude preventiva é uma das principais preocupações da Prefeitura de Natal. Pensando nisso foi viabilizado esse projeto que prevê operar uma rede de segurança para formar estatisticamente um acervo de informações sobre crimes que serão enviadas às Polícias Civil e Militar e assim assegurar que possíveis situações de violência sejam solucionadas.

Vários condomínios da cidade já aderiram ao software de comunicação, como também as sete cooperativas de táxi, hotéis e motéis. É uma nova ferramenta que prevê a interação da sociedade com a Secretaria, e consequentemente com as demais instituições de poder que serão interligadas. “Temos um mapa que contempla toda Natal, com todos os associados ao projeto identificados”, alertou o diretor do Departamento de Inteligência e Tecnologia da Semdes, Cláudio Carvalho.

“Temos tem que dar as mãos para efetivar a segurança pública de Natal”, convidou o secretário Sérgio Leocádio. “Parabenizo o secretário pela iniciativa. É fundamental a participação popular nesse projeto, envolver a comunidade, pois a maioria da população almeja a paz e a tranqüilidade”, falou o presidente do tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Rafael Godeiro.

Confirmaram o apoio e estiveram presentes também o presidente da OAB, Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira; o coronel PM Humberto Lima; o superintendente regional da PRF, Francisco Chagas Lindemberg; o secretário-adjunto da Serig, Rivaldo Fernandes; o comandante da Guarda Municipal, Edivan Bezerra; e o subcomandante de Segurança da GMN, Isaac Duarte.