A Secretaria Municipal de Saúde de Natal divulgou hoje um balanço da campanha de vacinação contra a gripe H1N1 na capital. De acordo com os dados da SMS, de março até junho foram vacinadas 394.073 pessoas, o que equivale a uma cobertura de 103,52%, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Para chegar a esse resultado, a SMS intensificou os atendimentos nas unidades de saúde e postos volantes espalhados pela cidade, com o objetivo de vencer a pandemia. A expectativa, de acordo com o Ministério da Saúde, era vacinar 80% da população prioritária, mas a capital potiguar conseguiu superar a meta na maioria dos grupos prioritários.

A estratégia ficou dividida em sete grupos: trabalhadores em serviços de saúde; gestantes; crianças de 6 meses a 2 anos; doentes crônicos e obesos; jovens de 20 a 29 anos; idosos com 60 anos ou mais e adultos de 30 a 39 anos, estendendo também para a faixa estaria de 2 a 4 anos.

Os trabalhadores dos serviços de saúde foram os que atingiram a maior cobertura com 121, 62%, ou 9.805 vacinados; seguidos das crianças de 6 meses a menores de 2 anos, que atingiram uma cobertura de 121,46% com 22.544 vacinados.

Os portadores de doenças crônicas obtiveram uma cobertura com 103,52%, equivalente a 394.073 vacinados. Os jovens da faixa etária de 20 a 29 anos chegaram a 99,97%m com 160.013 vacinados. Já os adultos da faixa etária de 30 a 39 anos obtiveram um percentual de 70,64%, com 88.205 vacinados. As gestantes atingiram 71,44%, com 8.663 vacinados; crianças de 2 anos a 4 anos chegaram a uma cobertura de 32,34%, equivalente a 10.909 vacinados.

De acordo com a chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis da SMS, Genilce Maciel, já na primeira etapa dirigida a trabalhadores de serviços de saúde e população indígena, a SMS superou a meta do Ministério da Saúde que é de 80%, atingindo o índice de 87,32%. “Imunizamos todos os grupos seguindo o calendário de vacinação, e superamos a meta na maioria deles, mas qualquer pessoa do público alvo que não atingiu a meta pode procurar as unidades de saúde para ser imunizada”, explicou Genilce.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda para a população manter os cuidados simples de higiene: lavar as mãos com água e sabonete, especialmente ao tossir ou espirrar; cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao tossir ou espirrar e em caso de suspeita de gripe, não compartilhar alimentos, copos, toalhas ou objetos de uso pessoal. Com essas medidas é possível evitar a transmissão do vírus que pode estar em vários lugares.