Durante este mês, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do programa Criança Feliz, promove diversas ações sobre a importância da primeira infância, que vai da gestação até os seis anos de idade.  As ações integram o “Mês da Primeira Infância”, lançado pelo Ministério da Cidadania, neste mês de agosto, com o objetivo de promover, sensibilizar e ampliar o olhar para este público, além de fazer com que a primeira infância seja a prioridade nas políticas públicas sociais.

Na última semana uma série de brincadeiras foram realizadas para promover o desenvolvimento das crianças acolhidas na unidade I. Foi realizada a apresentação em fantoche da historinha infantil "O Leão e o Rato" e do “Cantinho da Leitura” com o objetivo de estimular a contação de histórias, a criatividade e imaginação dos pequenos. “O nosso objetivo é promover atividades estimulantes para nosso público. Essa é uma pauta muito importante, haja vista que é uma fase de desenvolvimento da criança, fortalecendo assim as políticas públicas envolvidas”, destacou a coordenadora do Criança Feliz em Natal, Danielly Rodrigues.

As atividades desenvolvidas integram a programação do município no mês da primeira infância, que está sendo promovido pela Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, que lançou em agosto a campanha : “O Brasil do Futuro começa agora."

Segundo o secretário da Semtas Adjuto Dias, é fundamental ações integradas com os demais serviços da Secretaria. “Nossas crianças precisam de atenção, cuidado e proteção. Estamos aqui para promover e garantir que esses direitos sejam preservados. Toda a equipe do Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz vem articulando ações que promovam a segurança e o desenvolvimento dessas crianças”, finalizou.

Entre outros resultados esperados pela equipe do Programa Criança Feliz (PCF) no município, almeja-se favorecer o desenvolvimento infantil saudável nas quatro dimensões: cognitiva, motricidade, sócio afetiva e linguagem, bem como o resgate e/ou fortalecimento dos vínculos rompidos, fragilizados ou até mesmo inexistentes, através do brincar e das brincadeiras no cotidiano das crianças e seus respectivos cuidadores.

Para o Diretor do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Sirleno Junior, receber a equipe do Programa Criança Feliz (PCF), foi de grande importância para a unidade e as crianças acolhidas “Foram dias gratificantes, podemos ver e entender a importância do programa vinculado a semtas e o desenvolvimento de suas atividades com as crianças. Estamos aqui para proteger a infância, promover felicidades e risos” concluiu.