Qualificar profissionais para trabalhar com as novas tecnologias é um dos principais desafios em um mundo repleto de possibilidades. Visando agregar valor significativo para os artesãos, possibilitando a eles entender seu papel frente às mudanças tecnológicas e econômicas durante e no pós-pandemia, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), tendo essas questões em mente e com o objetivo de potencializar os negócios dos artesãos locais, realizou a 2ª edição da oficina com prática sobre posicionamento digital e vendas online para os artesãos vinculados ao Departamento de Gestão Empreendedorismo, Artesanato e Economia Solidária (Dgeaes), da Secretaria, na manhã desta segunda-feira (23). 
 
A oficina foi realizada na Loja Natal e ministrada pela secretária executiva do município, Danielle Mafra. Os artesãos tiveram acesso a tecnologias e plataformas que podem ajudar a alavancar seus negócios com empreendedorismo digital.
 
Trabalhando com arte sacra e fuxico e tendo participado da primeira edição da capacitação, a artesã Maria Inês de Assis, resolveu participar novamente da oficina por oferecer oportunidade para sua categoria. “Aprendi bastante, antes eu estava com 52 seguidores, agora já estou com 900 seguidores e vendendo até para fora do país. Essa iniciativa da Semtas em colaborar com os artesãos foi de extrema importância, agora meu trabalho está sendo conhecido e reconhecido no mundo inteiro e sempre tem conteúdo para aprender. As redes sociais são veículos de venda muito bons, pra quem sabe utilizar. É bom para que as pessoas conheçam o nosso trabalho, o trabalho de muitos artesãos de Natal”, afirma. 
 
Durante a oficina foi possível combinar a teoria com a prática. Os artesãos participaram de dinâmicas envolvendo negociação de seus produtos e aprenderam mais sobre empreendedorismo, vendas e posicionamento em redes sociais.
 
“Vivemos em uma cidade movida pelo artesanato, queremos qualificar ainda mais os nossos artesãos, despertando neles um para as novas mídias e de como elas podem serem usadas em benefício. Oferecer uma oficina de mídias sociais voltada para as vendas para alavancar a atividades e o mercado de emprego e renda, demonstra o quanto a prefeitura do Natal está sensível com o momento em que estamos vivendo e o quanto estamos valorizando o nosso artesão" avaliou o secretário da Semtas, Adjuto Dias. 

Para a secretária Danielle Mafra oferecer a oficina desperta novas possibilidades para os artesãos. “Muito bom ouvir depoimentos de artesãos como dona Maria Inês, que após nossa primeira oficina, conseguiu um número significativo de seguidores e de vendas. Estou aqui fazendo uma troca de serviços para promover os artesãos da nossa cidade e sua produção de alta qualidade. Queremos colaborar com a classe. E essa contribuição inclui ensiná-los a usar as redes sociais em benefício próprio”, comentou Danielle Mafra.
 
Ao final da oficina, os participantes ganharam novas oportunidades para seus negócios e certificados de conclusão assinados pelo secretário da Semtas.