Embora seja caracterizada como fundamental para o fornecimento de alimentos em todo o país, a agricultura familiar brasileira ainda passa por muitos desafios para a sua sobrevivência. Na tentativa de apoiar o setor e ajudar a superar qualquer adversidade, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social se reuniu com representantes da Cooperativa Agropecuária do Território Terra dos Potiguares (Coopterra), para viabilizar futuras parcerias entre o município e os pequenos agricultores familiares. 

Entre as pautas discutidas, foi abordada a implementação de mais uma feira de agricultura familiar, desta vez na Zona Norte da capital, uma das regiões com maior número de habitantes. A feira tem como objetivo comercializar alimentos provenientes da agricultura familiar, promovendo a valorização do produtor rural e a geração de emprego e renda às famílias. Para a população é ofertado produtos como hortaliças, verduras, frutas, queijo, galinha e ovos caipiras, bolo, beiju, tapioca, carne de sol, carne de cordeiro e linguiça do sertão.


"Muito importante o que estamos discutindo hoje, pleiteando e estreitando os laços para futuras parcerias, nosso objetivo é comercializar alimentos provenientes da agricultura familiar, dar visibilidade aos pequenos agricultores  e fomentar a geração de emprego e renda das famílias agrícolas, como também, ofertar à população alimentos saudáveis, diversificados e sem custo com atravessadores". Afirma Adjuto Dias.


Uma das prioridades da Prefeitura do Natal é implementar e articular políticas de Segurança Alimentar e nutricional no município, como explicou o titular da Semtas, Adjuto Dias na reunião. “Nosso objetivo é trabalhar a garantia do direito humano à alimentação adequada, que vai desde ações de educação nutricional a oferta de alimentos adequados a todos os cidadãos. Para isso, dialogamos constantemente com os expositores, estudando a melhor forma de atender os usuários e gerar benefícios para os agricultores familiares, por meio da promoção, divulgação e comercialização de seus produtos. Esta é a política de atuação da Prefeitura do Natal, sempre reafirmando os direitos sociais dos munícipes de Natal”, finalizou

Marcos Antonio Teixeira, presidente da coopterra, agradeceu em nome de todos pela reunião produtiva com o titular da semtas e sua equipe  “Somos muito gratos pelo espaço concedido, para tratarmos da implementação de uma nova feira de agricultura familiar e dos demais pontos discutidos aqui hoje” Concluiu 


Uma outra reunião seria feita para pontuar as principais pautas discutidas na manhã de hoje e dar um retorno de como se dará a realização das parcerias com a cooperativa.