A Escola Municipal Vereador José Sotero, situada no bairro Igapó, recebeu na terça-feira (24) a visita do secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), professor Mauro Luiz Rabelo, e da diretora de Políticas e Diretrizes da Educação Básica, professora Myrian Sartori, acompanhados pela secretária municipal de Educação de Natal, professora Cristina Diniz e da adjunta de Gestão Pedagógica da SME, professora Naire Capistrano. A visita teve como objetivo conhecer uma das escolas contempladas com o Programa Brasil na Escola.  


O encontro contou com a mobilização da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande (Undime/RN), para realização dessa visita que, apesar de breve, oportunizou importantes articulações no que diz respeito à educação pública potiguar. O secretário de Educação Básica do MEC, professor Mauro Luiz Rabelo, contou que “reservamos a tarde para visitar duas escolas, para que possamos analisar como está a programação para o retorno à presencialidade. Nessa visita, escolhemos escolas que participam do Programa Brasil na Escola, que é uma ação do Ministério da Educação, criada este ano especificamente para escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental”.  


A secretária de Educação de Natal, professora Cristina Diniz, acompanhou a visita e explicou ao secretário do MEC alguns pontos sobre a realidade da educação no município, ressaltando sobre os protocolos de biossegurança, medidas que foram e serão tomadas e falando sobre os investimentos feitos para o retorno seguro dos alunos às salas de aula. “Nós estamos fazendo diversos investimentos e adequações para que nosso ensino aconteça da melhor forma possível”, declarou a titular da SME.   


“Todos nós que formamos a família José Sotero, temos a honra de receber a visita do professor Mauro Luiz, e da professora Myrian Sartori, que saíram de Brasília para visitar o chão da nossa escola. Esse é um motivo de alegria e de orgulho. Estamos todos os dias dando o nosso melhor para que essa escola possa ser a porta acolhedora do conhecimento e da nossa comunidade”, afirmou o gestor pedagógico da Escola Municipal Vereador José Sotero, Francisco Canindé do Nascimento.
 
Programa Brasil na Escola
O Programa induz inovações e estratégias para assegurar a permanência e aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, apoiando a execução das metas 2 e 7 do Plano Nacional de Educação (PNE). A Meta 2 corresponde: Universalizar o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE. Já a Meta 7 trata: Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  


O Programa está estruturado em três eixos: apoio técnico e financeiro às escolas, valorização de boas práticas e inovação. Está previsto, também, realização de formações, seminários, fóruns e estudos sobre o Ensino Fundamental, além de seleção de escolas para o fomento de projetos inovadores.