Mesmo superando a meta de vacinação contra a gripe Influenza H1N1, com mais de 394 mil pessoas imunizadas em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde da capital continua disponibilizando doses de vacinas para gestantes, crianças de 2 a 4 anos e adultos entre 30 e 39 anos nas unidades da rede básica. O objetivo é ampliar a cobertura de proteção da população.

“Conseguimos vacinar 394.073 pessoas durante o período da campanha, o que equivale a uma cobertura de 103,52%, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Mas como tínhamos recebido doses a mais e temos disponibilidade nas unidades, vamos continuar oferecendo a vacina para esses grupos considerados prioritários e que tiveram menor cobertura”, explica a chefe da Vigilância à Saúde da SMS, Cristiana Souto.

A Secretaria Municipal de Saúde também reforça a recomendação para a população mantenha os cuidados simples de higiene: lavar as mãos com água e sabonete, especialmente ao tossir ou espirrar; cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao tossir ou espirrar e em caso de suspeita de gripe, não compartilhar alimentos, copos, toalhas ou objetos de uso pessoal. Com essas medidas é possível evitar a transmissão do vírus que pode estar em vários lugares, especialmente nessa época do ano, com a chegada das chuvas e variação de temperatura, quando é comum aumentar a incidência de gripes entre a população.