A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Departamento de Segurança Alimentar (DSA), promoveu nesta sexta-feira (03) uma edição comemorativa da Feira da Agricultura Familiar, para marcar os oito anos do projeto na Capital Potiguar. A Feira, que é realizada duas vezes por semana, das 04h às 10h (todas as quartas e sextas) contou com a participação de 60 produtores rurais e artistas oriundos da região metropolitana de Natal: Macaíba, Extremoz, Ceará-Mirim e Touros.

Enquanto comercializavam seus produtos, os agricultores rurais e artesãos aproveitaram para participar da comemoração, que também contou com a presença do secretário Municipal do Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias e parte da equipe da pasta. Na ocasião, o secretário realizou a  entrega de kits com bonés, aventais e camisetas para os 60 feirantes.

Para o feirante Matheus Lemos, esse é um momento importante de reconhecimento da feira e dos agricultores. “Estamos agora sendo reconhecidos, esse é um importante momento de reconhecimento, mostrar nosso valor, nosso trabalho, levarmos qualidade para as pessoas” concluiu

Importante via de escoamento de alimentos, a Feira da Agricultura Familiar oferece oportunidades de geração de renda, favorecendo a inclusão social dos camponeses. É um projeto voltado diretamente para a família, que elimina a figura dos agentes de comercialização – ou atravessadores. Os agricultores plantam nas suas propriedades e vendem, eles mesmos, os seus produtos de base agroecológica, que beneficiam a população ao contribuir para a sua segurança alimentar e qualidade de vida.

Os feirantes comercializam hortaliças, frutas, tubérculos, raízes, plantas ornamentais, queijos, bolos, aguardente, geleias, doces, frutas desidratadas, conservas, ovo caipira, temperos e  artesanato.

O secretário Municipal do Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, destacou a importância da Feira da Agricultura Familiar, "O projeto fomenta a inclusão através da produção de alimentos saudáveis e sua comercialização direta aos consumidores através das feiras locais da agricultura familiar", explicou.