A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) encerrou, nesta sexta-feira (03), o curso de capacitação dos novos operadores e entrevistadores que vão atuar no preenchimento de formulários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
 
“Os novos colaboradores tiveram oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos, tanto no sistema como também de todas as nuances que envolvem o Cadastro Único. É uma capacitação muito importante. São esses profissionais que estão recebendo a população e informando. Eles que inserem as informações da população no sistema do banco de dados. O cadastro único requer muita atenção e responsabilidade, e o curso garantirá um serviço de excelência para os usuários”, destacou o secretário Adjuto Dias.
 
A chefe de setor do Cadastro Único,  Andreia Melo, comemorou a receptividade dos profissionais e destacou também que os presentes tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas a respeito dos serviços prestados. “Foi ótima. Os colaboradores ficaram bastante felizes e com a certeza que aproveitaram bastante a capacitação . Foi muito produtivo. Bastante edificante para todos. Foram tiradas muitas dúvidas sobre situações que acontecem no dia a dia nos momentos das entrevistas com os usuários, a capacitação qualifica tanto o estagiário, quanto o servidor a também identificar as dificuldades dos participantes referentes às demandas e prioridades dos usuários para se obter o cadastramento com sucesso e rapidez, concluiu.
 
A capacitação foi dividida em duas turmas para evitar aglomerações, manhã e tarde, teve carga horária de 60 horas para cada turma. O curso contou com encontros presenciais de aulas teóricas e práticas, divididas em três semanas, ministradas por servidores veteranos da Semtas.
 
O Cadastro Único tem como objetivo retratar a situação socioeconômica da população de todos os municípios brasileiros. É uma ferramenta do Governo Federal para identificação de famílias em situação de vulnerabilidade social e inclusão destas famílias nos programas de transferência de renda. Ao final do curso todos receberam certificado comprovando que estão aptos a realizar suas funções como operadores e entrevistadores do Cadastro Único.