A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas realizou na tarde de ontem (22) um grande festejo junino para as crianças abrigadas na Casa de Passagem I. Ao todo foram 33 crianças, de zero a seis anos, que comemoraram o São João com muita animação. A festa ficou ainda mais completa com a participação de estudantes de enfermagem de duas escolas particulares de Natal, que são voluntários da Casa e realizaram ainda doação de roupas, sapatos e brinquedos.

As atrações da festa foram as quadrilhas improvisadas, palhaços e muitas brincadeiras. A Semtas ofereceu ainda comidas típicas e as roupas juninas dos meninos e meninas. Já a decoração foi toda desenvolvida pelas próprias crianças com as orientações da terapeuta ocupacional e da pedagoga. “As cores da festa foram verde a amarelo, seguindo o clima da copa do mundo, e tudo foi realizado junto com as crianças: os trabalhos de pintura, recorte e colagem. O nosso objetivo foi o de desenvolver a criatividade e a cognição deles”, afirma a pedagoga, Juliana Amaral.

As crianças ainda brincaram com fogos de artifícios apropriados para a idade. “Eles brincaram com chumbinhos e estrelinhas, e se divertiram muito. Eventos como esse resgatam a cultura através das brincadeiras, danças e culinária”, afirma a pedagoga.

Casa de Passagem

As Casas de Passagem se constituem em um serviço de Proteção Social Especial e Alta Complexidade. São abrigos (não implicando privação de liberdade), que objetivam acolher e assegurar proteção integral às crianças e adolescentes sem referência familiar e/ou em situação de risco.

São implementadas ações de acompanhamento, apoio social, psicológico e educacional às crianças e adolescentes, na perspectiva de reconstrução dos vínculos sociais, familiares e afetivos. Em Natal a Prefeitura coordena três Casas que abrigam crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, com idades entre 0 e 17 anos. A Casa de Passagem I atende a crianças de zero a seis anos, e cada Casa tem capacidade média para 25 ciranças e adolescentes.