A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, participa em Brasília, da 9ª Oficina para Inclusão Digital, que está sendo realizada durante esta semana, seguindo até o dia 24 de junho. O evento reúne monitores, representantes de instituições, gestores, estudantes e profissionais dos Telecentros Comunitários de todos os estados do País, que irão discutir os principais temas e desafios da atualidade numa área vital para o desenvolvimento sócio-econômico do Brasil, que é a acessibilidade ao mundo digital.

A Semtas está representada pela técnica Jaqueline Ramalho, Coordenadora Geral dos Telecentros em Natal. “Eu vou apresentar todo o trabalho que está sendo desenvolvido em Natal. Mas já posso garantir que, diante dos números que tenho, os nossos Telecentros estão tenho muito êxito”, afirma a Coordenadora.

Na tarde de ontem (22), primeiro dia do evento, foram assinados os primeiros termos de cooperação técnica entre o Governo Federal e as instituições selecionadas pelo Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades - Telecentros.BR, dentre elas a Semtas. O edital de seleção foi aberto em fevereiro deste ano. Em todo o Brasil, foram inscritas 1.071 propostas, com abrangência de 14.925 telecentros, entre novos e em funcionamento. Desse total, foram selecionadas 63 propostas, que prevêem apoio a 3.514 telecentros em funcionamento e 6.508 novos, dos quais três mil devem abrir as portas para a população ainda em 2010.

O Secretário da Semtas, Alcedo Borges esteve presente neste momento do evento e assinou Termo de Cooperação Técnica do Programa Telecentros.BR, com o objetivo de trazer mais 20 Telecentros à Natal.

"Não cansamos de buscar parcerias e recursos para trazer cada vez mais benefícios para os cidadãos natalenses que mais precisam. Acredito que não há forma mais bonita e digna de inclusão social do que a conquistada pelo trabalho, por isso investimos tanto nesse seguimento, e os Telecentros são também espaços para qualificação e suporte para a busca de uma vaga de emprego", frisa o secretário.

Sobre os Telecentros Comunitários

Os Telecentros se constituem em espaços públicos providos de computadores conectados à internet em banda larga, para a realização de atividades, mediante o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), tendo como objetivo promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas e reduzir a exclusão social, criando oportunidades para cidadãos. Prioriza o acesso dos adolescentes, jovens, mulheres, pessoas com deficiência e usuários dos programas socioassistenciais.

“Em Natal, já temos mais de 2440 pessoas cadastradas somente de Fevereiro para cá. Atualmente, contabilizamos 23.047 acessos nos nossos computadores. Diariamente são 475 acessos”, revela Jaqueline Ramalho, Coordenadora Geral dos Telecentros.