Implantada na manhã desta quarta-feira, 23 de junho, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) a Agenda Verde, que tem como objetivo reduzir todas as formas de desperdícios dos recursos naturais e bens públicos como, papel, energia, copos plásticos e água, alertando os servidores sobre a importância da gestão ambiental.

A palestra de apresentação do projeto aos servidores da Secretaria foi aberta pelo secretário Olegário Passos, que enfatizou a importância da participação de todos para o bom funcionamento do programa. “Estou muito feliz vendo esse projeto sendo concretizado, espero que cada um, dê sua contribuição para efetivá-lo, reduzindo custos e criando uma ambiência saudável” completou.

O presidente da Comissão da Agenda Verde, o tecnólogo em Gestão Ambiental e Biólogo, Gustavo Soares, mostrou as diversas formas que cada servidor pode contribuir para o bom andamento da Agenda Verde, utilizando da educação ambiental e consciência ecológica. “Para mim é uma honra fazer parte dessa Comissão, cujo programa é de relevância para todas as secretarias. Fazer isso é uma satisfação, diz”

Ainda no evento foi apresentado pelo setor de Educação Ambiental um teatro de mamulengos, como forma de passar a mensagem de forma descontraída e lúdica, “Através de peças teatrais podemos prender mais a atenção das pessoas e obtermos uma melhor absorção da informação”, disse a chefe do setor de Educação Ambiental Monyck Pereira.

Os servidores que estavam presentes no local aprovaram a iniciativa da secretaria. “Essa gestão está de parabéns com a implantação da Agenda Verde na secretaria. Se somos uma secretaria de meio ambiente temos que dar exemplo, já recebi minha caneca e estou me policiando para cada vez mais ter atitudes ecologicamente correta, disse a servidora Joselita Cortez.

Algumas iniciativas já foram adotadas pela Semurb, como colocação de kits de coleta seletiva em cada andar do prédio, canecas foram entregues aos servidores, reutilização de folhas, uso de papel tipo reciclado, entre outras medidas.