O projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) completa nesta quinta-feira (04), oito anos de atuação trabalhando segurança com foco na promoção da cidadania, voltada para crianças e adolescentes carentes da capital. A ação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e operada por instrutores da Guarda Municipal, contabiliza cerca de 800 crianças formadas nesse período. 

 

O Amana é um projeto criado pela Prefeitura do Natal em novembro de 2013 e tem como objetivo específico trabalhar crianças de 09 a 13 anos a conscientização ambiental como mola geradora de um cidadão sustentável capaz de adotar práticas ambientais de preservação, conhecimento e relação sadia com a natureza. Os alunos passam um ano inteiro recebendo instruções de uma equipe técnica de guardas municipais preparados para contribuir na promoção da cidadania. 

 

Durante o ano, as crianças são atendidas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental. 

 

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, define o Amana como uma ferramenta geradora de novas consciências, já que trabalha desde cedo temas sociais e ambientais relevantes trazendo à tona o debate e a construção de um conhecimento necessário às novas gerações. “As crianças e suas famílias encontram perspectivas de futuro, onde o conhecimento liberta e concede meios para a formação de vidas melhores. Essa é uma ferramenta de segurança que age na prevenção, pois quando mostramos meios de construir um futuro afastamos essas crianças da violência e do crime”, ressaltou a secretária. 
 

Outro fator importante da ação é que a sede do Amana fica situada na Zona de Proteção Ambiental 01, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. As instalações confortáveis e o ambiente natural do local contribuem para o desenvolvimento das atividades que acontecem durante a semana. “Isso fortalece as atividades do projeto que vem formando alunos mais comprometidos com os estudos e podemos perceber que as famílias estão mais presentes e envolvidas com a educação de seus filhos”, garantiu o guarda municipal e coordenador do Amana, Marconi Lucas.