No retorno do público ao Ginásio Nélio Dias após ampla reforma executada com investimentos próprios da Prefeitura de Natal na ordem de R$ 1,4 milhão, o Funvic/Natal foi derrotado neste domingo (07), pelo Sesi/SP por 3 x 1 (21x25/25x19/21x25/12x25), em jogo válido pela terceira rodada da Superliga Masculina de Vôlei, a divisão de elite da modalidade. Essa foi a primeira derrota da equipe potiguar na competição. O Funvic/Natal volta a jogar no próximo sábado (13), contra o Sada/Cruzeiro, às 22h, também no Nélio Dias. 

O embate marcou a estreia do público natalense no ginásio em um jogo da principal divisão do voleibol nacional. E quem foi ao Nélio Dias encontrou segurança, conforto e pôde conferir de perto as intervenções executadas pela gestão Municipal. Foram feitas melhorias na iluminação, pintura em geral, modernização das instalações hidrosanitárias, o teto foi recuperado, as grades no entorno do ginásio foram trocadas,  bem como o equipamento está com toda a sua estrutura de acessibilidade e de combate e prevenção a incêndios atualizada. 

"Desde 2019 estávamos com os serviços em andamento, veio a Pandemia e tivemos que alterar nosso cronograma de trabalho, mas graças a muito esforço, trabalho e a determinação do prefeito Álvaro Dias conseguimos viabilizar a reforma e voltamos a receber público. Podemos dizer que hoje o Nélio Dias é um dos principais ginásios do país, oferecendo à população de Natal um equipamento a altura que ela merece", destacou a secretária municipal de Esporte e Lazer, Jódia Melo. 

Quanto à participação de Natal na Superliga de Vôlei, Jódia ressalta o papel fundamental da Prefeitura na viabilização do projeto: "Tivemos um papel preponderante para a vinda do Funvic para a cidade. Além da cessão do Nélio Dias para treinos e jogos da equipe, formalizamos um convênio financeiro", destacou. 

Jódia enfatizou ainda o ganho no aspecto econômico para a cidade com as disputas em Natal: "Além dessa parceria esportiva, a vinda da equipe vai ajudar na divulgação da cidade, já que as partidas são transmitidas, bem como há uma robusta movimentação econômica com a contratação de profissionais nas áreas de segurança, logística, equipe de arbitragem, gandulas,  telecomunicações, venda de ingressos e diversos outros segmentos. É um ganho imensurável. A superliga recoloca Natal na rota dos grandes eventos nacionais e internacionais", pontuou. 

O jogo

Empolgado com a presença do torcedor que desde o início do duelo não parou de incentivar a equipe em nenhum momento, os jogadores do Funvic/Natal começaram muito bem, abrindo uma vantagem de três pontos no primeiro set. Entretanto, a equipe do Sesi/SP se reorganizou, cometeu menos erros e fechou a parcial em 21x25. No segundo set, o time potiguar foi dominante desde os primeiros pontos, conseguiu se afastar no placar, administrou a vantagem inicial e saiu de quadra com a vitória 25x19.

O equilíbrio deu a tônica do terceiro set com as equipes se revezando na liderança do placar. Ninguém conseguia abrir uma boa vantagem até que em uma série de boas defesas e bloqueios, o Sesi/SP conseguiu a liderança no placar e mais uma vez fez 21x25. Nem o apoio da torcida freou o ímpeto do Sesi/SP no quarto set. Com um jogo mais consistente, ataques rápidos e um bloqueio que foi uma verdadeira muralha, a equipe paulista não tomou conhecimento do Funvic/Natal e fechou o set em 12 x 25, ganhando a partida por três sets a um.