A Prefeitura de Natal dá prosseguimento ao primeiro Museu de Artes e Esculturas a céu aberto do Rio Grande do Norte na praça Augusto Severo, bairro da Ribeira. A concepção teve autorização prévia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) e agora segue para elaboração do projeto arquitetônico. Na tarde desta quarta-feira (17), o Prefeito Álvaro Dias, secretários e corpo técnico participaram de reunião para pontuar o projeto âncora que inaugura o pacote de ações para o bairro histórico.

O museu das esculturas irá funcionar como extensão do Museu da Cultura Popular, ampliando o seu poder de acesso do público à arte. O projeto vai contar 14 esculturas fixas e dois corredores de arte onde serão instalados 14 painéis para exposição de artes visuais temporárias. Também vai ser possível o reordenamento das áreas de convivência com a instalação de uma arquibancada com Wi-fi para a frequência das pessoas. A reabilitação urbana engloba a melhoria paisagística que está sendo feita em parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, responsável pela reforma da praça.

Considerada a porta de entrada da Ribeira, a praça Augusto Severo tem uma tradição de sediar eventos. O novo projeto vai manter esse perfil tornando o equipamento mais versátil para atividades culturais como cinema a céu aberto, apresentações artísticas e exposições temporárias.

Acompanhando o andamento do projeto, o prefeito Álvaro Dias disse que a recuperação do espaço é prioritário porque vai dar o passo para a revitalização da Ribeira. “Esse projeto será amplificado a partir do Museu de Cultura Popular e da Praça mais bonita e moderna Seu entorno também ganhará em breve novas pinturas. Cada passo reforça o sonho de recuperar e revitalizar a Ribeira”, comentou o gestor.

O projeto do Museu de Artes e Esculturas a Céu Aberto é uma idealização da gestão municipal e conta com a colaboração de técnicos das secretarias municipais de Governo (SMG); Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb); Funcarte; Cultura (Secult); Mobilidade Urbana (STTU); Serviços Urbanos (Semsur); Planejamento (Sempla); Obras Públicas e Infraestrutura (Semov).  O projeto esteve inscrito no edital do BNDES (Banco do Desenvolvimento Econômico e Social) e atualmente encontra-se no hall de projetos habilitados e com mérito listado em cadastro reserva da instituição, do qual a Prefeitura está pleiteando recursos para sua execução.