A Formação dos Professores de Artes da Rede Municipal de Ensino de Natal foi realizada durante os dois turnos desta segunda-feira (30), na Pinacoteca do Estado (Palácio Potengi), situada no centro da cidade. A roda de conversa com os 42 professores teve o objetivo de discutir Arte Educação no contexto das políticas públicas e avaliar as aulas de campo no conhecimento para atividades em sala de aula.

A assessora pedagógica da SME, Adeilza Gomes, destacou a relevância da formação no contexto atual, enfatizando a importância da disciplina de Artes na grade curricular. "Sabemos que a formação docente continuada para professores é um espaço para estudo, discussão e reflexão da prática pedagógica. Nesse movimento, é muito importante refletir a respeito do contexto no qual o componente curricular encontra-se nas políticas públicas nacional, estadual e municipal. Nesse sentido, também, a ressignificação da ação docente parte pelo professor compreender em que contexto se encontra, no momento, a arte e a educação", afirmou.

A assessora pedagógica também mencionou as aulas de campo realizadas como parte da formação. Ela ressaltou que essas experiências contribuem para a renovação do conhecimento dos professores. As visitas a espaços culturais, como a Usina das Artes e o Instituto Ricardo Brennand em Pernambuco, proporcionaram aos docentes uma compreensão mais profunda da arte contemporânea e da produção cultural brasileira. “Quando os professores conhecem um novo espaço de artes, trazem essa referência para a sala de aula. A transposição didática acontece na medida que ele compreende o social, como a arte está socialmente produzida, culturalmente, e essa estética do cotidiano está na casa do estudante, na própria escola, na rua que a escola está situada, na vizinhança, no seu entorno”, explicou Adeilza Gomes.

Henkel Cavalcante Hogan, professor de Artes Visuais com 17 anos de experiência na Escola Municipal São Francisco de Assis, localizada no bairro de Nazaré, ressaltou a importância das viagens de campo para o aprimoramento das práticas pedagógicas. “As visitas a exposições e espaços culturais permitem aos professores discutir, trocar ideias e renovar seu entendimento da arte, proporcionando uma experiência rica que beneficia tanto os educadores quanto os estudantes", destacou.

Atuando há 17 anos na Escola Municipal Professora Almerinda Bezerra Furtado, situada no bairro Guarapes, Miesma Maria de Souza, enfatizou sobre as formações e  aulas de campo. Ela destacou a visita à exposição dos "Gêmeos" no Instituto Ricardo Brennand, em Recife, como uma experiência enriquecedora que permitiu aos professores renovar suas ideias e utilizar essa vivência em sala de aula. Além disso, a visita à Usina das Artes em Águas Pretas, proporcionou uma compreensão mais ampla das artes visuais, enriquecendo o conhecimento e a prática didática dos educadores.