Após meses com atividades presenciais suspensas, devido à pandemia da Covid-19, as unidades descentralizadas da Secretaria de Trabalho e Assistência Social – Semtas, iniciaram o plano de retomada das atividades presenciais com os usuários.

No Centro de Convivência da Redinha, a equipe técnica da unidade, em parceria com o Setor de Proteção Social Básica da secretaria, realizou uma roda de conversa e apresentou uma vídeo-aula para debater o racismo. “Trabalhamos para promover a convivência e o fortalecimento de vínculos familiares e sociais, além de preparar as crianças e adolescentes para o exercício da cidadania e participação social. Por isso, no mês da consciência negra, escolhemos o tema racismo para debater com as crianças e adolescentes”, destacou Soraya Mendes, coordenadora do Centro de Convivência Redinha.

Já no Centro de Convivência Ivone Alves, localizado no bairro Lagoa Azul, na zona norte de Natal, a equipe da Semtas, em parceria com a UBS de Nova Natal promoveu uma atividade em alusão à campanha do Novembro Azul. A palestra foi ministrada por João Batista dos Santos, médico da UBS e teve o intuito de conscientizar os idosos sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, e da promoção da saúde do homem. “Tivemos a participação de 21 idosos que puderam aprender sobre sinais e sintomas do câncer de próstata. Atividades como essa, direcionada aos homens, é de extrema importância, uma vez que proporciona informação e desmistifica qualquer tabu em relação à saúde deles”, comentou Geiza Venceslau – Coordenadora do Centro de Convivência Ivone Alves.

Para a coordenadora dos Serviços de Convivência da Semtas, Débora Carvalho esse momento de retomada gradual é um recomeço, tanto para os usuários quanto para as equipes da assistência social, “A pandemia nos impediu de acompanhar nossos usuários de forma mais próxima e atividades assim são fundamentais nesse processo de reconhecimento”, finalizou.