A Campanha Nacional de Vacinação do idoso deste ano que foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal, no último sábado 25, “Dia D”, aberta  no Centro Especializado de Atenção a Saúde do Idoso – CEASI – Centro Clínico Dr. Carlos Passos na Ribeira, para a faixa etária de 60 anos e mais, imunizou 16.822 pessoas, correspondente a 23,02%, somente no “Dia D”.

A vacinação contra gripe influenza prossegue até dia 8 de maio, nas unidades de saúde da SMS, das 8 às 17 horas. A SMS pretende vacinar 41.634 idosos que corresponde a 80% até o final da campanha.

A população total de idosos acima de 60 anos é de 73.071. A meta de acordo com o Ministério da Saúde é vacinar 80%, que corresponde a 58.456 idosos.

A SMS colocou desde 20 de abril, 73.071 mil doses de vacinas contra a gripe, que estão distribuídas nos cincos Distritos Sanitários da cidade.

O vírus influenza que provoca a gripe é transmitido de pessoa para pessoa pelo ar, causando geralmente febre alta, dor de garganta, tosse, dores pelo corpo e cabeça, fraqueza e mal – estar, que pode evoluir para pneumonia ou outras doenças mais graves.

A vacina é anual, raramente causa reação. Sendo importante que todos se protejam. A SMS recomenda levar o cartão de vacinação para controle e atualização do esquema.