A Prefeitura do Natal amplia neste sábado (27) o público em vacinação apto a receber a D2 e D3 do imunobiológico da Pfizer. Qualquer morador do município que tenha tomado a primeira dose até 30 de outubro, já pode receber a segunda dose desse imunizante.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) também vai ampliar os públicos em vacinação com a dose de reforço D3 para 58 anos e mais nesta sexta (26) e 55 anos e mais na segunda-feira (29); o critério exigido nesse caso é que a pessoa tenha completado cinco meses (150 dias) da conclusão de seu esquema vacinal (a contar da segunda dose de Coronavac, Oxford ou Pfizer ou ainda dose única da Janssen). A outra novidade é que as gestantes que anteriormente tenham se imunizado com a Janssen, busquem um ponto vacinal para receber o reforço vacinal com a Pfizer, desde que estejam no intervalo de cinco meses pós aplicação da dose única.

Neste sábado (27) a Prefeitura do Natal realiza o Dia D da Mega Vacinação contra a Covid-19 na capital. Todas as salas de vacinação das unidades básicas de saúde do Município, vão funcionar das 08h às 12h, com a aplicação da primeira, segunda ou terceira dose dos imunizantes (exceto a UBS Panatis que passa por manutenção). Neste mesmo dia, os drives do Via Direta e Nélio Dias funcionam das 08h às 16h; e o trailer instalado na Árvore de Mirassol, das 18h às 22h (este funciona de quinta-feira a domingo). Toda a documentação necessária para receber os imunobiológicos pode ser conferida no vacina.natal.rn.gov.br .

VACINAÇÃO EM NATAL

PRIMEIRA DOSE
Pessoas com 12 anos e mais.

SEGUNDA DOSE

CORONAVAC
Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac.

OXFORD
Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 20 de setembro.
Grávidas que tomaram a D1 de Oxford.
As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.

PFIZER
A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose até 30 de outubro.

JANSSEN

Gestantes que anteriormente tenham se imunizado com a Janssen, se estiverem no intervalo de 05 meses após aplicação da dose única, podem buscar um ponto vacinal para receber o reforço com a Pfizer.

TERCEIRA DOSE

Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 58 anos e mais na sexta (26) e 55 anos e mais na segunda-feira (29); e profissionais e trabalhadores da saúde a partir de 18 anos. É necessário ter completado o esquema vacinal, com duas doses ou dose única, de qualquer imunizante (Coronavac, Oxford ou Pfizer) há cinco meses ou 150 dias para os idosos e seis meses ou 180 dias para os profissionais e trabalhadores da saúde; este último grupo ainda deve apresentar documentação comprobatória de vínculo.

Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico dentro das categorias: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).