A Guarda Municipal do Natal (GMN) se encontra representada no VII Congresso Brasileiro de Guarda Municipais e Segurança Pública e no I Campeonato Nacional de Grupos Táticos e Rondas Ostensivas (Romu), que acontece na cidade de Itu-SP. O congresso, que iniciou na quarta-feira (24) e será concluído nesta sexta-feira (26), reúne várias autoridades municipais, estaduais, federais e internacionais, que estão discutindo temas de interesse das Guardas Municipais brasileiras. 

 
O comandante da GMN, Alberfran Grilo, está representando Natal no evento e falou dos temas que estão sendo abordados durante o congresso, que conta com a composição de 12 painéis de palestras ministradas por gestores da segurança pública, parlamentares e outras autoridades. 

 
“É um momento de atualização do que é mais importante para a segurança pública na qual as Guardas Municipais estão inseridas. Estamos debatendo sobre legislação, tecnologia, planejamento para a área pública de segurança, patrulhamento, investimento público e outros temas que vêm fortalecer as Guardas e melhorar a segurança nas cidades”, comentou. 

 
Desde o início do Congresso assuntos como o Porte de arma para as Guardas municipais sob a égide dos novos Decretos; Concursos Públicos; Armas Menos Letais e sua utilização; Patrulhamento Tático; Tecnologias de Defesa e amas Menos Letais; Etapas para credenciamento com o poder judiciário, para acesso a recursos conforme provimento CG 35/2017; Suicídio Policial; Emprego de cães em mandados de alto risco; A situação atual das Guardas Municipais nas áreas jurídicas, políticas e administrativa; e Sobrevivência policial em confronto por ações de contato estão tendo destaque no evento. 

 
O VII Congresso Brasileiro de Guarda Municipais será encerrado no final da tarde do hoje (26) com a conclusão da Carta das Guardas Municipais ao Congresso Nacional, a entrega das premiações do 1º Campeonato Nacional de Grupos Táticos e Romu e com a realização de uma carreata de viaturas de patrulhamento das guardas nas principais ruas de Itu-SP.