A ação ágil de uma guarnição da Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) possibilitou o atendimento no deslocamento de urgência de uma mulher que estava com sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) numa parada de ônibus no bairro do Alecrim, zona Leste da cidade. A vítima foi transportada na viatura da GMN direto para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade da Esperança. 

 
De acordo com relato da guarda municipal Judicler de Fátima, os guardas foram acionados por um popular que informou que uma mulher estava passando mal numa parada de ônibus próxima. As características da vítima eram de um AVC e por isso a equipe não esperou pela chegada do Samu e a socorreu.

 
“Diante disso, fomos até o local e constatamos a urgência do caso. De imediato removemos a mulher para dentro da nossa viatura e saímos em deslocamento para o hospital mais próximo na busca do socorro. Nosso motorista foi primordial na condução ágil e segura da vítima, e conseguimos chegar com rapidez ao socorro”, contou a guarda municipal. 

 
Ainda no deslocamento a paciente chegou a parar a respiração, foi quando os guardas a deitaram no banco de traz da viatura e iniciaram os procedimentos de massagem cardíaca, sendo possível reanimar a mulher até a chegada na unidade hospitalar. “Foi um momento difícil, mas conseguimos cumprir nossa missão e a entregamos nas mãos dos médicos que vão cuidar dela”, concluiu a Judicler.