O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria de Nazaré da Costa Galvão, localizado no Conjunto Nordelândia, bairro Lagoa Azul, realizou no sábado (04), a 7ª Mostra Cultural com atividades e projetos a partir de trabalhos englobando brinquedos e brincadeiras. O evento mostrou o resultado educativo das aulas híbridas (presencial e não-presencial) dos 350 estudantes, das turmas de níveis II, III e IV.

As atividades didáticas se somaram ao desafio criativo de executar brinquedos a partir de materiais reciclados, feitos pelos próprios alunos, incluindo ainda recortes, colagens e desenhos, destacando obras como a chuva de poesias, cantiga de roda e um grande painel mostrando a experiência do brincar com releitura do livro de Ivan Cruz.

A diretora pedagógica Lidiany Neves de Medeiros, comentou que no ano passado não foi possível realizar o evento devido a situação da pandemia e somente neste momento aconteceu a culminância do projeto “Literatura infantil mundo encantador”, mostrando as experiências de leitura, música, da brincadeira e da diversidade cultural. “Temos doação de revistas como o “Uso Racional da água e saneamento básico” da turma da Mônica, um estande dos níveis III que as crianças podem brincar, tem um outro que é de contação de histórias e poesia, vários estantes que estão bem diferenciado e diversificado, mostrando o projeto como um todo e vivendo esse momento de literatura infantil dentro do CMEI”, acentuou.

A assessora pedagógica do Departamento de Educação Infantil, Olga Regina Siqueira e Silva, visitou o evento cultural e disse que a importância do trabalho do CMEI Maria de Nazaré está na relação da literatura infantil com o universo em que a criança se encanta e agrega conhecimentos no contexto literário. “O CMEI estava no sistema híbrido, mas as crianças conseguiram se envolver no projeto, participar de maneira autônoma e apresentar suas obras de forma significativa e criativa”, ressaltou a assessora do DEI.

O trabalho de 25 crianças do nível IV vespertino foi feito coletivamente com as poesias de Vinícius de Moraes com o tema “Viajando na poesia”. “A nossa turma ficou com um poema de Vinícius de Moraes, onde trabalhamos o autor, sua obra, onde ele nasceu, o dia que ele faleceu, produzimos desenhos, colagens, cartelas e um guarda-chuva repleto de poesias penduradas”, destacou a professora Kátia Carvalho.

A mãe de Samuel da Costa Dias (4 anos), do nível II D, Wanderlândia da Costa Dantas, enfatizou que gostou muito da iniciativa e ficou surpreendida pela quantidade de atividades. “Achei muito legal, estou adorando o dia de hoje vendo as atividades em todas as salas, meu filho também adorou o retorno das aulas, estava ansioso para voltar porque só fazia atividade em casa, e as professoras estão de parabéns pelo trabalho realizado”, disse.