Aconteceu nesta segunda-feira (6), na sede do Tribunal de Justiça do RN, a abertura da Semana de Monitoramento dos Escritórios Sociais, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encontro foi realizado no formato híbrido com representantes dos sete escritórios sociais que existem no Rio Grande do Norte e foi coordenado pela presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Estado, desembargadora Zeneide Bezerra. 

A secretária adjunta da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, Maria José Medeiros, representou a Prefeitura de Natal. Na capital potiguar, a execução do programa conta com colaboração da Semtas, que cedeu três profissionais, sendo dois assistentes sociais e um psicólogo para atuar nas ações realizadas pelo Escritório Social.

A Semana de Monitoramento tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento de serviços, mediante agenda que envolve visitas in loco envolvendo a execução de grupos focais e observação participante e reunião com a rede de parceiros. Para a secretária adjunta o momento foi de troca de saberes entre os representantes das instituições presentes.

“Esse monitoramento é feito de forma sistemática pelo Conselho Nacional de Justiça, com a finalidade de apresentar a metodologia de monitoramento e alinhar o plano de trabalho proposto. Tivemos um importante momento com o intercâmbio de informações”, explicou a secretária adjunta.

Escritório Social

O Escritório Social é um serviço público de adesão voluntária e não vinculado à pena, que atende pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares. No Escritório Social é possível receber orientações e encaminhamentos para acessar políticas públicas de saúde, educação, assistência social, trabalho e renda, dentre outros serviços importantes para a volta ao convívio social com mais oportunidades. 

Toda pessoa privada de liberdade com previsão de ser solta em seis meses ou menos pode participar das atividades de mobilização de pré-egressos. Essas atividades podem ser individuais ou coletivas e tem o objetivo de preparar o indivíduo para a liberdade com mais oportunidades. O Escritório Social oferece uma espécie de ‘mapa de saída’ para que se conheça os serviços e políticas públicas que devem assegurar os direitos de cidadania para todas as pessoas. Cada plano é elaborado a partir das prioridades apresentadas pelo egresso. Esse procedimento é chamado de metodologia de mobilização de pessoas pré-egressas

O atendimento é público e gratuito e facilita o acesso a serviços como saúde, educação, renda e trabalho, habitação, lazer e cultura. Em Natal o Escritório Social funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 14h, na Av. Duque de Caxias, 151, Ribeira (no prédio do TJ Ribeira, próximo a Igreja Católica Bom Jesus). Informações através do e-mail: escritoriosocial.natal@natal.rn.gov.br ou ainda pelos telefones 3673-9233 e 3673-9227.