Com a proposta de apresentar as experiências e práticas pedagógicas dos professores de Educação Física da Rede Municipal do Natal, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), realizou na segunda-feira (06), a 6ª Mostra de Experiências Pedagógicas de Professores de Educação Física do ano de 2021.

A diretora do DEF, Noélia Barbosa, abriu o encontro online e ressaltou que a mostra oportuniza as reflexões, trocas e diálogos com a comunidade científica, acadêmica e o contexto social. “Esse momento é valoroso, gostaria de dizer mais uma vez o quanto nós estamos felizes com essa oportunidade de troca de experiências. Desejo um ótimo encontro a todos”, afirmou a professora Noélia. Ainda no início da 6ª MEPEF, a assessora pedagógica Giovanna Araújo abrilhantou a mostra, cantando para os participantes.

“Nossa proposta é expor possibilidades pedagógicas, desafios e dificuldades das escolas públicas e dos professores, no tocante as aulas de Educação Física, projetos e eventos, significando a necessidade de (re)pensar as estratégias teórico-metodológicas nas várias dimensões do sistema educacional, perspectivando uma educação significativa e formativa de todos os integrantes deste cenário”, explicou a coordenadora da formação continuada de Educação Física da SME, Cybele Câmara da Silva.

A professora Mirella Nogueira Braga, da Escola M. Vereador José Sotero, apresentou aos colegas dois projetos: “Ginástica Rítmica na escola: saltos para a vida” e a “Capoeira em tempo de pandemia: uma prática virtual”. A professora contou que o projeto de Ginástica Rítmica nasceu em 2004 e este ano completou 18 anos de existência.  “É uma atividade extracurricular que tenho muito amor e orgulho de trabalhar. Atende uma média de 60 estudantes, por ano. São anos de dedicação, trabalho, muitas histórias, aprendizados, treinos e apresentações. Participamos de eventos escolares, festivais e competições. É um projeto que vai além da prática esportiva porque atua na construção do ser humano como um todo”, disse.

Quanto ao projeto de Capoeira, a professora Mirella Braga afirmou que ocorreu durante as aulas remotas. “Apesar da interação existente durante as aulas expositivas via Google Meet, WhatsApp e Google Sala de Aula, das atividades em formulário via Google Forms e vídeos apresentados, a turma não respondeu bem em relação à aula prática. A ideia era que os estudantes vivenciassem essa luta, no entanto, eles apresentaram resistência em aparecer na câmera ou mesmo serem fotografados e filmados. Diante disso procurei outra forma de fazê-los vivenciar a capoeira. Aproveitei o interesse deles quanto à música e aprofundei o estudo na questão dos instrumentos utilizados na roda de capoeira. Pedi que a turma construísse seu próprio Berimbau utilizando materiais alternativos e o resultado foi maravilhoso, os estudantes estavam motivados e interessados em construir o Berimbau, as produções ficaram excelentes e o objetivo pedagógico foi alcançado”, finalizou.

Outro relato de experiência foi com o professor mestre Allan de Medeiros Pinheiro, da E. M. Professor Berilo Wanderley, que apresentou “Experiências exitosas em tempo de pandemia”. Segundo o docente, o objetivo do projeto é dar continuidade às vivências do conteúdo esporte, que é um dos pilares da educação física escolar, como a luta, ginástica, jogos e brincadeiras, e tantos outros trabalhados. “Nosso grande objetivo com o esporte é ampliar as vivências, não buscando ser campeão ou a medalha, e sim estimulando a participação dos nossos alunos nos eventos esportivos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação e outros”, concluiu.