O prefeito de Natal, Álvaro Dias, se reuniu nesta terça-feira (07), com produtores culturais Diana Fontes, Chico Bethoven, Marcelo Veni e Luna Hesse para discutir ações de fortalecimento e fomento ao setor. Na oportunidade, ele recebeu do grupo um documento, contendo diversas reivindicações ligadas ao financiamento de projetos, ampliação dos recursos do Fundo Municipal de Cultura e do programa Djalma Maranhão, bem como relacionados à regularização dos pagamentos dos artistas, produtores e profissionais envolvidos nos eventos organizados pela Prefeitura. O secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão e a vereadora Nina Souza também participaram do encontro.

O chefe do executivo municipal ouviu atentamente os pleitos levantados e se comprometeu a analisar as demandas apresentadas junto às equipes da Secult e da área financeira da administração pública municipal. Álvaro lembrou que a cultura tem sido prioridade em sua gestão com diversos projetos e iniciativas, mesmo diante da realidade pandêmica vivida. O prefeito destacou a realização do Natal em Natal neste ano, bem como lembrou da execução dos projetos de revitalização do Beco da Lama, do Espaço Cultural Ruy Pereira, dentre outros que estão sendo executados ou planejados pela gestão. Destaque para a requalificação da Pedra do Rosário, a criação do museu de Artes e Esculturas, na praça Augusto Severo, e a revitalização do bairro da Ribeira.

“É uma satisfação receber os nossos produtores culturais que tanto lutam e trabalham para manter a cultura viva em nossa cidade. Eles trouxeram reivindicações justas e plausíveis. Vamos manter esse canal de diálogo aberto e permanente, pois entendemos a importância do segmento para a cidade. A economia criativa gera emprego, renda, divisas e merece esse reconhecimento”, enfatizou.

Álvaro Dias informou ainda que vai estabelecer contato com representantes da iniciativa privada para participar dos debates, pois ele acredita que essa união de forças será muito positiva para a cena cultural da cidade: “Essa parceria tem sido muito benéfica. Eu lembro que a maior parte dos eventos da programação cultural da cidade neste final de ano ocorre graças aos recursos oriundos da Lei Djalma Maranhão. Anualmente, são R$ 11 milhões em renuncia fiscal que a Prefeitura destina para o setor, só através desse mecanismo. Historicamente, apenas 33% desse montante é captado. Existe uma margem para otimizarmos esse valor, abastecendo melhor o fundo municipal de cultura que é uma forma de financiamento mais direta, democrática e plural. A cultura sempre será valorizada e terá lugar de destaque enquanto eu for o prefeito de Natal”, detalhou.