O prefeito Álvaro Dias se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes do Sindicato dos Professores (Sinte/RN), secretários, técnicos do Município e vereadores para tratar sobre a atualização salarial para os profissionais de educação básica do município, ativos e inativos. Além do prefeito e da presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Fátima Cardoso, participaram da reunião a secretária de Educação, Cristina Diniz Barreto, o secretário Adjunto de Administração Geral, Aldo Fernandes, e o secretário de Governo, Joham Xavier, além dos vereadores Nina Souza, Pedro Gorki, Felipe Alves, Robério Paulino, Divaneide Basílio, Brisa Bracchi.

O chefe do Executivo propôs um reajuste de 6,42% para os servidores ativos, utilizando os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Para os funcionários em atividade, a atualização salarial será de 6,42%, implantada imediatamente na folha de dezembro de 2021. Somado aos proventos, será pago o retroativo de janeiro a novembro já na folha de dezembro. Aos inativos a aplicação será de 6,42% implantado a partir de janeiro de 2022, somado ao retroativo de janeiro a dezembro de 2021, pago de forma parcelada em 12 vezes, de janeiro a dezembro de 2022. 

Segundo Álvaro Dias, a partir de junho de 2022 haverá uma nova rodada para negociar o restante do valor que compreende o reajuste de 12,84% exigido pela categoria. “Em junho retornaremos à mesa de negociação para conversar novamente sobre novas propostas, respeitando a realidade financeira da Prefeitura”, complementou. 

"Estes são os valores que conseguimos chegar e acredito que a categoria tem em mãos uma proposta palpável. Tenho esperança que seja aceita. O município fez um esforço sobre-humano para chegar a esses números. Posso dizer sem sombra de dúvidas que é o reajuste possível. Mais do que isso, comprometeria as finanças do município”, disse o prefeito. Álvaro Dias acrescentou que, ao montante, ainda se somam o 13o salário, férias dos servidores e a folha de dezembro.  
A presidente do Sinte/RN, Fátima Cardoso, disse que é de praxe o debate democrático da proposta apresentada pela Prefeitura e que será discutida ainda com a categoria. “Vamos  avaliar a questão junto à categoria. Temos uma prática democrática de apresentar a proposta com total isenção”, disse.