A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Núcleo de Alimentação e Nutrição (NAN) do Departamento de Atenção Básica (DAB), em parceria com o Comitê Gestor do Programa Primeira Infância no SUAS /Criança Feliz - Natal realizou a Ação Intersetorial: Saúde, Educação e o Brincar na Primeira Infância.  A ação aconteceu nos dias 16 e 17 deste mês, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) - Carmem Fernandes Pedrosa,  em Felipe Camarão.

As crianças tiveram acesso a brinquedos e brincadeiras, cuidados com a saúde bucal, atividades com o corpo em movimento, acompanhamento nutricional, fazendo uso da arte como pintura, musicalização, entre outros.

"Foi muito bom ter contato com as crianças, merendeiras, professores e poder, por meio de atividades lúdicas, estimular e fortalecer a adesão das crianças e dos funcionários do CMEI à alimentação saudável, onde com criatividade, leveza pudemos ver a vontade deles em experimentar o suchá (suco de frutas, hortaliças e ervas) de capim limão que fizemos.  Brincar com as melancias, depois com muito prazer e alegria ver as crianças consumirem. Uma criança que não gostava da melancia, conseguiu depois que usou os moldes das estrelinhas, consumir e gostou da fruta. Esse é o nosso objetivo, fazer experimentar e criar memória afetiva com os alimentos", declarou a Nutricionista/NAN/SMS, Amélia Marques.

Danielly Rodrigues, coordenadora do Programa Criança Feliz (PCF), disse que os dois dias foram muito proveitosos, porque as crianças atendidas no CMEI passaram com um circuito formativo pedagógico diferenciado, explorando cada espaço do ambiente escolar e também por facilitar a aproximação entre os agentes que executam as políticas públicas municipais no bairro, permitindo o diálogo e a busca por novas estratégias de intervenções.