A Prefeitura de Natal dará início a obras de acessibilidade urbana nos principais corredores de avenidas da zona Sul e Leste da capital, com objetivo de assegurar a mobilidade e segurança de pedestres e ciclistas que cruzam as vias de grande fluxo de veículos. Nesta quarta-feira (11) foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) a homologação do processo de Nº 0210958579 para contratação dos serviços. A obra é composta de 17 cruzamentos localizados nas avenidas Prudente de Morais, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca e Senador Salgado Filho. 

Com previsão de iniciar em fevereiro de 2022, a obra terá investimento municipal de R $440.085.57 oriundos das multas de trânsito por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). A empresa vencedora foi Tibério Lopes Diniz de Araújo Engenharia. Esta é a primeira licitação específica direcionada somente à acessibilidade urbana. A meta é cumprir as Normas de Acessibilidade nas travessias de pedestres de toda a Natal. 

Para o prefeito Álvaro Dias, a gestão tem atuado com muita dedicação na melhoria das áreas de convivência visando a ocupação da população nos espaços públicos. “As obras de acessibilidade vão garantir segurança e conforto aos pedestres que estão circulando pelas praças, alamedas e vias”, disse o prefeito. 

De acordo com o engenheiro da STTU, Newton Filho, serão feitas aberturas nos canteiros centrais, implantação das rampas de acessibilidade nas esquinas, colocação de piso tátil de alerta em todos os trechos das avenidas que fazem a ligação Leste e Sul. “Este é o primeiro contrato específico para isto e a Prefeitura dará continuidade essa ação em outros corredores com objetivo de dar acesso integral dos pedestres nos próximos anos”, comentou o engenheiro.