A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de (SMS) realiza a Campanha Janeiro Branco que tem como slogan este ano, "O Mundo pede Saúde Mental!", envolvendo diversas atividades nos serviços de saúde do município, acompanhadas por equipe multiprofissional.

De acordo com o coordenador municipal de Saúde Mental, Luiz Fernando Pires, o Janeiro Branco é uma campanha nacional que desde 2014, que visa falar sobre a linha de cuidado em saúde mental. “A Campanha é importante na prevenção ao adoecimento psíquico e adesão de estratégias de cuidado, direito e cidadania para portadores de transtornos mentais”, destacou.

Os serviços da SMS Natal que participam são, o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS III Leste; Centro de Convivência (CECCO); Núcleo de Saúde do Trabalhador do SUS (NSTS); Ambulatório de Transexuais e Travestis (TT) e outros serviços, que contarão com sala de espera, palestras, rodas de conversa, atividades de relaxamento, massagem, tendo como  abordagem a saúde mental.

Para ter a saúde mental em dia, requer alguns cuidados como, ter uma alimentação saudável; praticar atividade física; priorizar o sono; ter momentos dedicados às pessoas queridas; reservar um tempo para o esporte e lazer; estar em contato com a natureza; procurar algo que lhe dê prazer.

A programação do Janeiro Branco conta com ações promovida pelo CAPS III Leste, na quinta-feira (27), às 9h, com uma caminhada pelo Parque das Dunas, seguido de um diálogo sobre saúde mental.

Já na sexta-feira (28), no CAPS III Leste terá um momento de exercício de corpo e mente, acompanhado por profissionais de atividade física.

Programação

Dia 27 - quinta-feira - 9h - Parque das Dunas - Caminhando e Dialogando sobre Saúde Mental

Dia 28 - sexta-feira - 9h - CAPS III Leste - Exercitando o corpo e a mente, acompanhado por profissionais de atividade física.