Região onde se concentra boa parte do comércio e negócios na área de gastronomia da zona Sul, a avenida Praia de Ponta Negra vai se transformar em breve em um novo corredor de lazer do bairro. Após a etapa inaugurada no ano passado, a via pública entra na segunda fase de requalificação. Nesta quarta-feira (2) o prefeito Álvaro Dias convocou empresários e entidades do turismo, junto com os secretários municipais, para apresentar o projeto de ampliação. A obra será executada com recursos da Prefeitura de Natal por meio da STTU. A apresentação cumpre a fase de discussão e já passou pelo Conselho de Mobilidade Urbana.

As melhorias englobam o trecho a partir da rotatória em frente à tradicional feirinha de artesanato, seguindo pela Praça Ecológica até a avenida  Praia de Pirangi - que também está no projeto - marginal da Rota do Sol.  “Vamos dar continuidade à avenida Praia de Ponta Negra neste segundo trecho até o caminho das praias. É visível o impacto positivo que esta obra já causou para todos que transitam na região, que está ainda mais agradável, iluminada e propícia para o convívio das pessoas. Assim como fizemos naquela primeira etapa, decidimos discutir com empresários e a população para que seja uma obra que atenda todos”, disse Álvaro Dias.

O projeto será semelhante à primeira etapa realizada entre o Praia Shopping e a feira de artesanato, sendo atualmente um dos locais mais atrativos para natalenses e turistas. As calçadas, que tem em média 2,5m de largura, passarão a ter 4,5 metros. A ciclovia também será ampliada pela via onde se concentram as áreas de serviço dos hotéis localizados de frente para o mar.

Outra característica do projeto é contemplar a  construção de parklets, pequenos nichos de madeira com bancos e mesas que valorizam o ambiente das calçadas, desde que sejam mantidas as áreas para livre fluxo de pedestres. Serão concluídas as obras das rotatórias, colocação de balizadores, posteamento com lâmpadas em LED, cruzamento elevado para dar segurança aos pedestres, melhoria dos canteiros de Alagamar e ordenamento dos food trucks.

A Praça Ecológica, epicentro do carnaval na zona Sul e de várias atividades culturais, ganhará um acerto geométrico para melhorar a estrutura. “Vamos melhorar a Praça Ecológica que é o ponto tradicional do nosso carnaval, que será dotada de estrutura para realizar mais eventos e o público frequentar. Tornar a cidade para as pessoas é a nossa filosofia de trabalho”.