A segurança é um dos principais benefícios da inspeção veicular. É por esse motivo que a Secretaria Municipal de Educação de Natal realizou nesta segunda-feira (14) a vistoria nos ônibus escolares que atendem aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Na ocasião, foram inspecionados 20 ônibus, da frota própria da SME, sendo 17 deles para o transporte de alunos com deficiência. Participaram da vistoria, o secretário adjunto de Administração Geral, Aldo Fernandes, o chefe do Setor de Transporte,  ngelo Afonso Bessa e equipe.      

 

A SME-Natal oferece o transporte escolar gratuito para todos os estudantes com deficiência, da Rede, e conta ainda com uma frota de 70 ônibus locados, para atender aqueles estudantes que não possuem uma escola próxima à sua casa e que possam ir e vir com toda a segurança de um transporte escolar.

 

Com a vistoria da frota, as chances de acidentes caem significativamente. Foram verificados itens de segurança, como extintores de incêndio, cintos de segurança, bancos, plataformas elevatórias, pneus, buzinas, cadeiras e ar-condicionado. “Acompanhamos de perto o cotidiano das atividades escolares, dentre as quais, a locomoção dos alunos através dos ônibus escolares. Temos uma frota própria que precisa estar aparelhada para atender bem a comunidade escolar. Estamos conduzindo essas tratativas iniciais para que os ônibus passem por suas inspeções veiculares, e que no início do ano letivo possam ter sua funcionalidade em 100%”, explicou o secretário adjunto Aldo Fernandes.  

 

A responsabilidade do transporte escolar é do município, que conta com apoio do Governo Federal para oferecê-lo. “Continuamente a SME vem buscando parcerias, de forma particular com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Adquirimos mais dois ônibus no ano passado para atender a demanda da Rede, e iremos continuar nessa busca incessante de renovar a frota. A cada ano, os ônibus ficam mais aparelhados para o atendimento dos estudantes com deficiência. Os setores de Educação Especial e Transporte nos subsidiam de informações para que possamos buscar junto ao FNDE, novos ônibus, visando renovar a frota e prestar um bom serviço à comunidade escolar”, finalizou Fernandes.     

 

Para o chefe do Setor de Transporte,  ngelo Afonso Bessa, o objetivo da vistoria é garantir mais segurança aos estudantes da Rede Municipal, como também aos condutores dos veículos. “Os ônibus amarelinhos são utilizados no atendimento aos estudantes com deficiência e a forma de distribuição é conforme a demanda das unidades de ensino”.   

 

Atualmente, a SME possui 20 ônibus de frota própria, sendo 17 com acessibilidades, dentro desses, 12 têm plataformas elevatórias e três com cadeiras elevatórias.  A secretaria conta ainda com 70 ônibus locados para atender a demanda dos alunos nas quatro regiões administrativas da cidade e seis carros de pequeno porte para o assessoramento nas unidades de ensino e atividades da sede.