Em mais uma ação para acabar com o despejo de água servida em via pública, infração ambiental sujeita a sanções, a fiscalização da secretara de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou o tamponamento de 12 imóveis nas nas ruas Mercúrio e Rivaldo Pereira Júnior, além da Travessa Rivaldo Pereira, no bairro de Igapó, zona Norte de Natal. Os imóveis já haviam sido notificados anteriormente e o prazo para que as medidas fossem tomadas expirou nessa quarta-feira (16).

O tamponamento consiste na vedação do cano que lança o efluente para a via pública explica o supervisor de fiscalização de água e solo da Semurb, Gustavo Szilagyi. Ainda segundo ele, todos os imóveis estavam lançando efluentes de forma irregular que causam diversos prejuízos a saúde e também na infraestrutura asfáltica.

Szilagyi esclarece também que antes de  iniciar os tamponamentos as equipes da Semurb estiveram no local anteriormente e verificaram se os proprietários notificados a paralisar voluntariamente o despejo haviam cumprido a determinação.

A água servida é toda aquela proveniente do chamado esgoto doméstico ou comercial, ou seja, que resulta do uso de pias, banheiros, máquinas de lavar roupas, pias de cozinha, lavagem de veículos, entre outras.  Qualquer pessoa que presenciar situação similar pode denunciar na Ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Lembrando que as denúncias podem ser feitas de forma anônima.