Uma noite especial e de comemoração marcou os 170 estudantes concluintes do 9° ano da Escola Municipal Vereador José Sotero, situada no bairro Igapó, Zona Norte. A cerimônia denota a transição de uma nova etapa da educação para os alunos que vão ingressar no Ensino Médio, e ao mesmo tempo em que se encerra o Ensino Fundamental. Ao todo, 800 adolescentes estudam na escola, que possui turmas do 6° ao 9° ano.

 

Quem estava muito feliz com a conclusão desta etapa de ensino era o estudante Henrique Ferreira de Jesus. “Primeiramente uma lição de vida, dar valor à vida, pois quanto mais o tempo passa, não aprendemos só matérias, mas aprendemos como viver, e como lidar com o seu dia a dia. Aprendi que isso foi uma lição de vida para mim”. Ademais, o aluno de 16 anos, disse que quer ser programador. Outro aluno orgulhoso de sua trajetória na escola era Artemeson Wanger Silva Oliveira, de 15 anos.  “Aprendi muitas coisas que vou levar para a vida toda, fiz grandes amigos e tive excelentes professores. Espero não esquecê-los nunca”, contou.   

 

Homenageada como madrinha da turma, a secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, foi representada pela adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Jane Capistrano, que comentou sobre a relevância de reunir a comunidade escolar na celebração. “A conclusão do Ensino Fundamental é uma festa, é uma conquista dos alunos, mas é um esforço coletivo de muitos, dos profissionais, da família, é um momento de celebrar todo esse esforço, sabendo que esse aluno vai alçar novos rumos”, relatou a professora Naire Capistrano.  

 

Também homenageado como padrinho da turma, o diretor do Departamento de Recursos Humanos da SME-Natal, Daniell Victor Rendall agradeceu pela homenagem e destacou o momento vivenciado pelos formandos. “Eles encerram uma etapa da vida escolar muito importante. Partem agora para o Ensino Médio, momento de formação escolar que vai direcionar também o futuro profissional de cada um. Tenho certeza que irão levar bonitas recordações desta escola que tão bem acolhe todos os seus estudantes”.

 

Para os professores, o sentimento que sintetiza é de valor equivalente. A professora de Ciências, Geysha Maria Oliveira Lucas da Câmara, opinou sobre o valor desse sentimento. “Esta solenidade representa o fechamento de um ciclo que leva nove anos, e nesta escola leva quatro anos. E também o início de outros. Eles estão começando a trilhar o caminho que vai levar eles para o futuro deles, é o crescimento enquanto profissional, enquanto pessoa, é isso que representa essa festa, é o fechamento de um ciclo”, reportou a docente.  

 

Também responsável por toda a construção e desenvolvimento do andar escolar, a gestora Adriana Fabiola Rodrigues Maurício de Castro Moura, descreveu a importância da noite. “É uma honra muito grande, principalmente por ser uma escola que acolhe muito bem e faz parte de uma organização grande. Sabemos das dificuldades que tem trabalhar na educação. Houve uma dificuldade muito grande devido a esse período de pandemia. Mas com a ajuda dos professores e funcionários, conseguimos seguir. Posso dizer que essa escola é uma vitoriosa, assim como os estudantes”, disse a gestora.