A primeira edição do projeto Feirinha da Árvore marcou o retorno dos artesãos à loja Natal Original. Sessenta artesãos credenciados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, voltaram ao espaço para expor e comercializar produtos genuinamente artesanais. A realização da Feirinha permitiu movimentar a economia do município e gerar renda e trabalho para os artesãos beneficiados pela Prefeitura.


A loja Natal Original tem uma localização privilegiada em uma das principais entradas da capital potiguar. Agora, os artesãos que atenderam a chamada pública da Prefeitura vão permanecer no espaço de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo aos visitantes uma opção de interação com a arte e a cultura local. O retorno dos artesãos à loja atende a uma demanda antiga do setor.


“A loja Natal Original foi revitalizada para melhor acomodar os artesãos e receber os visitantes. Nosso objetivo é transformar o espaço em um novo ponto turístico do município. Temos avançado nesse projeto e a permanência dos artesãos na loja vai movimentar a economia, promover o turismo e acima de tudo, vai fortalecer o nosso artesanato”, pontuou.


A arte de Igo Azevedo é uma das opções presentes na loja. O artista, especialista em pirogravuras, atendeu à chamada pública da Prefeitura e tem uma área fixa para exposição na loja Natal Original. Ele comemorou a permanência no espaço. “Esse é um momento especial para o artesão de Natal. O que a gente espera agora é que esse local vire mesmo um ponto turístico e que o natalense crie o hábito de apreciar e consumir a nossa produção. Temos aqui um potencial de venda muito grande, por que é um ponto muito bem localizado”, destacou Igo.


Além da revitalização da Loja, a Semtas também vai garantir aos artesãos um treinamento com a designer Cris Ribeiro, idealizadora do projeto Lugares de Charme, que visa o resgate da identidade cultural via artesanato local, como forma de conhecimento sobre sua essência e sua história. A capacitação é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Sebrae/RN e tem o objetivo qualificar os artesãos para a criação de peças exclusivas e também para o atendimento ao cliente e gestão de negócios.