Os novos membros do Conselho Municipal do Idoso foram empossados pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, em solenidade realizada no anexo do gabinete civil em Candelária. O organismo formado por representantes do poder público municipal e da sociedade civil organizada é responsável por garantir os direitos da população idosa da cidade, não apenas fiscalizando a aplicação da lei, mas principalmente desenvolvendo políticas que garantam segurança e qualidade de vida para essa faixa da população que cresce a cada ano. O CMI será presidido pela servidora da Semtas Vanda Laylla que terá como vice-presidente o representante da OAB/RN, Davi Sales.

Álvaro Dias saudou a chegada dos novos conselheiros Municipais e disse que o trabalho deles será fundamental para que as políticas públicas voltadas à pessoa idosa seja aplicada da maneira correta e atinja a sua finalidade que é a de promover acesso aos diversos serviços públicos a essa população historicamente negligenciada na sociedade.

"Em breve, mais de 25% da população do Brasil será de idosos. Infelizmente vivemos em uma sociedade em que o eles são descartados e isso é inadmissível. O Conselho Municipal do Idoso é um organismo muito importante e convoco aqui todos os seus componentes a caminharem juntos conosco, pois a nossa gestão tem o compromisso de trabalhar para viabilizar ainda mais avanços para os idosos e idosas de Natal", disse.

O secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, informou que a partir deste ano, uma comissão de acompanhamento de processos formada por servidores da Semtas foi designada para fiscalizar os editais voltados à destinação de recursos para o Fundo Municipal da Infância e o Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

"Essa iniciativa vai proporcionar um avanço significativo na garantia e realização voltadas ao bem estar da pessoa idosa, pois teremos de fato recursos destinados a esta finalidade específica. A atual gestão trata a assistência aos idosos com a prioridade devida e não tenho dúvidas de que vamos obter ainda mais ganhos a partir da chegada do grupo de acompanhamento de processos", detalhou Adjuto.

A secretária municipal de Direitos Humanos, Minorias, Igualdade Racial e da pessoa Idosa, Yara Costa, também participou da solenidade e disse que oferecer aos idosos um espaço de destaque na sociedade, com ações assertivas e inclusivas é uma das principais propostas da secretaria: "Temos um rol imenso de grupos para atender, mas os idosos merecem uma atenção especial. As dificuldades são enormes, mas o prefeito Álvaro Dias determinou que a gente se debruce sobre as demandas relacionadas aos idosos e trabalhe para criar alternativas viáveis que saiam do papel e beneficiem essa parcela da população tão especial", contou.

Confira a lista dos novos integrantes clicando Aqui