Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), estão promovendo festas juninas para os seus beneficiados e comunidades assistidas. Os arraiás tiveram início nesta terça-feira (6) no CRAS Pajuçara, seguido da festa no CRAS Guarapes ocorrida na última quarta-feira (7). E hoje a tarde é a vez do CRAS África, na Redinha, e na próxima terça-feira (13) será a vez do CRAS Salinas comemorar o período junino.

Tudo está sendo providenciado pela equipe do CRAS. As festas estão sendo decoradas pelos profissionais com bandeirinhas, balões e fitinhas. O forró fica por conta de um trio sanfoneiro. São várias as delícias juninas: bolos, milhos cozidos, pamonha, canjica, paçoca, arroz doce, dentre outros. O cidadão ainda pode se divertir em brincadeiras com brindes, como no caso da barraca com pescaria.

As festas estão sendo realizadas nos espaços físicos de cada CRAS. “Abrimos o evento para a comunidade participar. Queremos trazer a população para dentro do CRAS para comemorarmos juntos o São João. E além disso, queremos também que festas façam com que pessoas conheçam os serviços oferecidos pelo CRAS”, afirma Helena Fernandes, Coordenadora do CRAS.

Os CRAS atenderam ao longo de 2009 mais de 36 mil pessoas. De janeiro a maio o número já ultrapassou 5 mil atendimentos O Centro de Referência é responsável pela articulação dos serviços da Rede de Proteção Social e tem como objetivo o acesso das famílias aos serviços de saúde, educação, trabalho e renda, integração social, dentre outros, bem como a orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário. Atende principalmente pessoas e famílias que se encontram em situação de pobreza, ausência de renda, com precário acesso aos serviços públicos e com fragilidade dos vínculos de pertencimento familiar e comunitário.