A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social-Semtas entrega,nesta quinta-feira (03), o novo prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas Norte. A solenidade está marcada para às 17h. A nova sede passa a funcionar em um espaço maior e mais adequado para o atendimento de pessoas |em situação de ameaça ou violação de direitos em Natal.

O novo prédio está localizado na rua R. Henrique Dias, nº 433, Igapó, zona norte de Natal. O atendimento na unidade será das 8h às 18h. A população pode ter acesso ao serviço por demanda espontânea, por encaminhamento da rede socioassistencial ou ainda pelos órgãos do sistema de garantia de direitos, seja Ministério Público ou Conselho Tutelar.

“Estamos em constante desenvolvimento e reestruturando os espaços de atendimento a nossa população, acreditamos que este local é de melhor acesso a todos por estar em uma área central da zona norte, esperamos atender cada vez melhor cada pessoa que nos procura”, afirmou Adjuto Dias.

Atualmente a equipe técnica do Creas Norte acompanha 98 famílias em situação de violação de direitos e faz o trabalho de acolhimento dessas pessoas, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução das relações familiares, através da superação da situação apresentada e respeitando o contexto social.

Os profissionais do Creas buscam desenvolver um trabalho social amplo com as famílias em situação de risco social e pessoal, através da construção de Plano de Acompanhamento Individual e Familiar, acompanhando situações como negligência, maus tratos, violência física, psicológica e sexual, situação de rua, mendicância e medidas socioeducativas para todas as faixas etárias.

O serviço visa garantir o acesso a direitos socioassistenciais, oferecendo também atendimento psicossocial. Além disso, por meio do atendimento nos Creas, a população também pode ter acesso a benefícios eventuais, programas de transferência de renda, projetos sociais e demais articulações da rede de garantia de direitos com acesso a outras políticas públicas ofertadas pelo município.

Em Natal, os Creas são divididos por zonas (Norte, Sul, Leste e Oeste). O quadro de servidores é composto por assistentes sociais, psicólogos, advogado, pedagogo, educadores sociais, assistente administrativo e equipe de apoio.

Serviço:
Creas Norte
Rua Henrique Dias, n°433, Igapó
Natal/RN (Em frente ao Centro Dia para pessoas com deficiência, logo após a Faculdade Estácio)